Festa supera expectativa e atrai 153 mil visitantes

Publicada em 08/02/2015 às 21:32

A 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos de Jundiaí bateu todos os recordes. Em 10 dias, o evento recebeu 153 mil visitantes de Jundiaí, da região, de várias cidades de São Paulo e até de outros Estados. Apenas neste último fim de semana, o público chegou a 57 mil pessoas. “Nossa expectativa era chegar a 150 mil visitantes, mas mais uma vez a festa surpreendeu. Foi muito bom”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.

CONFIRA AS FOTOS DO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DA FESTA

LEIA TAMBÉM
Workshop ensina receitas à base de uva
Festa da Uva e Expo Vinhos transbordam cultura
Desfile de carros antigos abre último dia da Festa da Uva

Apenas neste último fim de semana, o público chegou a 57 mil pessoas

Apenas neste último fim de semana, o público chegou a 57 mil pessoas

Além do grande público, a venda de uvas também surpreendeu os produtores e os organizadores. Foram vendidas mais de 70 toneladas da fruta, 30% a mais em relação ao ano passado, quando foram comercializadas 55 toneladas. Neste domingo, horas antes de a festa acabar alguns estandes de venda já não tinham mais frutas para comercializar.

“Com certeza podemos dizer que acertamos na mudança de formato da festa, valorizando o produtor agrícola e os artistas locais. E os números confirmam isso”, ressaltou o prefeito.

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, o sucesso crescente mostra que o projeto deu certo. Em 2013, o público foi de 70 mil visitantes, em 2014, foram 127 mil, e neste ano, 153 mil.

“É um desafio a cada ano. Temos de aumentar ainda mais essa valorização da agricultura, da cultura e do turismo, além das comunidades e entidades sociais que são parceiras neste evento. Tudo isso só foi possível pela união das pessoas envolvidas e dos voluntários”, resume Brunholi, destacando o apoio da Associação Agrícola de Jundiaí. “Agradecemos a associação, nossa parceira que sempre acreditou e apostou no resgate desse formato da festa.”

Na avaliação do secretário, a Festa da Uva de Jundiaí se consolida e se coloca entre as festas do ramo frutífero mais consagradas. “Estou muito feliz com mais esse sucesso. Apesar do grande número de pessoas, não houve nenhum incidente ou ocorrência durante toda a festa.”

Frutas premiadas
E este ano a premiação dos agricultores foi realizada durante o último dia de festa. O secretário de Agricultura participou da entrega e ressaltou a importância do agricultor no dia a dia da cidade e para a festa. “São eles que fazem tudo acontecer, tanto na festa como em nossas mesas diariamente”, disse Brunholi.

A exposição premiou as melhores frutas que foram divididas em 50 categorias para o julgamento. Dentre elas um agricultor em especial conseguiu vencer 21 vezes. Anderson Alex Tomasetto ,de 31 anos, foi quem atingiu essa marca. “Eu represento a quarta geração produtora da minha família, e me sinto orgulhoso por isso, mostra que a agricultura tem novos membros e que a tradição será preservada. São muitos anos de amor e dedicação”, disse ele.

Foram premiados ainda: Sandro Burch, Eduardo Lourençon, João Adalberto Lourençon, Nivaldo Michelin, Silvio Seize, Renato Proença Ferreira, Irineu Ferreira de Oliveira, Nilce Marquezin, Nilson Michelin, Valdir Pavan, Roseana Proença, Eva Proença, Eduardo Donati, João Brunelli, Sueli Dulianel Michelini, Jamil Condini, Daniel Luiz Morelli, Beatriz Marquesin, Iraci Madalena de Assis Lourençon, Associação dos Produtores Rurais de Louveira, Rose Lourençon Donati, Jonas Scoco, Antonio Nunes dos Santos, Irene Ferreira de Oliveira, Andréia Aparecida Alexandre, Valéria Donati, Vanessa Donati, Luiz Carlos Proença, Nelson Hideike Okamura, Elton Leite Novaes, Eliete M. Lourenzon, Valdir Ferreira da Conceição, Edson Antunes Proença e Sérgio Atsuo Sasaki.

Os prêmios foram oferecidos pela Associação Agrícola de Jundiaí, com parceria do Sicredi.

Corte da Uva e secretário Marcos Brunholi entregaram os prêmios

Corte da Uva e secretário Marcos Brunholi entregaram os prêmios

Niza Souza
Fotos: Dorival Pinheiro Filho

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/08/festa-da-uva-supera-expectativa-e-atrai-153-mil-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original