Idosos e Maracatu agitam o Centro de Jundiaí

Publicada em 13/02/2015 às 18:41
Idosos tomaram conta das ruas do Centro

Idosos tomaram conta das ruas do Centro

Antes que o bloco Refogado do Sandi fizesse a abertura oficial do carnaval de Jundiaí, idosos invadiram o Centro ao som do Maracatu, na tarde desta sexta-feira (13), e deram o pontapé inicial nas comemorações.

Nem a chuva de verão desanimou os participantes, que caminharam e dançaram da praça Marechal Floriano Peixoto até a rua Siqueira de Moraes, agitando comerciantes e clientes.

Eles integram as oficinas do ritmo oferecidas pelo Grupo Maracatu Jundiaí no Criju (Centro de Referência do Idoso) e no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Tamoio.

A aposentada Olímpia Brandão Ferreira, 68 anos, preparou a roupa para participar do Maracatu. “Eu adoro carnaval. Há 3 anos eu saía como baiana na escola de samba União da Vila, agora aproveito mais os blocos”, disse, ressaltando que participa na oficina do Criju.

Para Alda Renata Orsi Machado, coordenadora do Cras, essa atividade é uma forma de divulgar a cultura do Maracatu e chamar as pessoas para participarem da oficina. “É uma demonstração de que os idosos, assim como todas as outras pessoas, podem e devem se divertir”, destacou.

Foi na oficina de Maracatu que Sandra Mielotte, 35 anos, encontrou força para lutar contra a depressão. Há um ano morando em Jundiaí, ela decidiu participar para matar um pouco a saudade de casa, já que nasceu em Pernambuco – Estado que deu origem ao ritmo. “Foi nas oficinas que aprendi e senti vontade de conviver com outras pessoas e não ficar o dia todo dormindo em casa”, afirmou.

Grupo Maracatu Jundiaí deu o tom

Grupo Maracatu Jundiaí deu o tom

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/13/idosos-e-maracatu-agitam-o-centro-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original