Ponte Torta promove palestra do Conselho do Patrimônio

Publicada em 18/02/2015 às 18:38

Depois de meses de trabalho sobre educação patrimonial e envolvimento da comunidade na memória coletiva, o projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta promove nesta sexta-feira (20), a partir das 14h, uma palestra do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac). O encontro será realizado no auditório da Biblioteca Pública Professor Nelson Foot, no Complexo Argos, aberto a todos os interessados.

“Estamos avançando para uma etapa decisiva do projeto, tanto nas obras físicas no monumento quanto no entendimento criado pelas palestras e depoimentos de moradores”, afirma Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Grupo Cicloviário inicia aplicação de plano em Jundiaí

Serra do Japi abre inscrições para Conselho de Gestão
Museu da Cia Paulista recebe comitiva de Cordeirópolis

Ponte Torta é parte do antigo desenho urbano da cidade: patrimônio coletivo é tema da palestra

Ponte Torta é parte do antigo desenho urbano da cidade: patrimônio coletivo é tema da palestra

Formado por 19 integrantes que representam o poder público, entidades da sociedade civil e a comunidade, o Compac tem como atual presidente a diretora do Museu da Companhia Paulista (Complexo Fepasa), Maria Angélica Rabelo Rodrigues Ribeiro.

Ela vai tratar do tema “Perspectivas, Projetos e Preservação do Patrimônio em Jundiaí” e vai abordar as limitações culturais, sociais e econômicas para a defesa do patrimônio e novos planos em debate.

Angélica fala, inclusive, sobre a valorização promovida pelo projeto da Ponte Torta, que coincide com os 360 anos do reconhecimento de Jundiaí como vila colonial e os 400 anos da data atribuída para a povoação nesse modelo.

O Conselho Municipal do Patrimônio (Compac) teve a criação debatida desde a década de 1980 e na atual gestão da Prefeitura de Jundiaí ganhou o reforço de uma diretoria de Patrimônio na Secretaria de Cultura. Além da lista iniciada em 2007 para o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), a cidade conta com diversos pontos tombados pelos órgãos estaduais ou federais como a Serra do Japi, o Teatro Polytheama, a Escola Conde do Parnaíba, a Fazenda Ermida, o Complexo Fepasa e outros. Também existem inúmeros locais conservados total ou parcialmente pelos proprietários e pela comunidade (além, claro, de outros ameaçados de destruição).

O objetivo formal desse conselho, ligado à Secretaria de Cultura, é preservar a história da cidade não só pela arquitetura (patrimônio material) mas também pelas manifestações culturais (patrimônio imaterial).

O evento, parte da programação do braço de zeladoria do projeto Ponte Torta, é organizado conjuntamente pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e do Estúdio Sarasá, que implementa os trabalhos do projeto.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/18/ponte-torta-realiza-palestra-do-conselho-do-patrimonio-na-sexta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original