Campanha de prevenção da dengue visita mais de 9 mil imóveis

Publicada em 19/02/2015 às 17:15

A campanha Dengue: Aqui Não!, realizada na última quinta-feira (12) pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), visitou 9.212 imóveis em 31 bairros da cidade. Durante a ação, foram coletadas 166 amostras de larvas. Dessas, 134 (81%) eram do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata, a campanha foi positiva. “Visitamos 7% dos imóveis da cidade e isso causa um grande impacto, não só nos bairros visitados, mas também na vizinhança. Conseguimos alertar e orientar a população a eliminar os criadouros”, avaliou.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA AÇÃO

LEIA TAMBÉM
Secretário de Saúde participa de reunião com São Vicente e FMJ

Os agentes de zoonoses estão em campo orientando a população

Os agentes de zoonoses estão em campo orientando a população

Os dados coletados durante a campanha são mais uma ferramenta de análise epidemiológica, que norteia as estratégias de ação de bloqueio da Zoonoses. Os agentes já estão em campo nos principais bairros onde foram coletadas larvas do mosquito da dengue orientando a população a retirar e eliminar os criadouros.

“Esses dados também nos auxiliam no trabalho de busca ativa de novos sintomáticos. Lembrando que quanto mais casos notificados, melhor a vigilância”, destacou Ozahata.

O número de amostras coletadas, segundo avaliação do Centro de Zoonoses, é considerado alto. “A quantidade nos surpreendeu. Nunca coletamos tantas amostras durante essa campanha”, disse Ozahata, destacado que foram identificadas 952 larvas (individuais) do mosquito da dengue. “Isso mostra que as pessoas não estão tomando os cuidados necessários para prevenir a doença.”

O alto índice de larvas positivas para o Aedes aegypti, 81%, também mostra que o mosquito está adaptado ao ambiente urbano. “Os dados dessa campanha ratificam o cenário que temos encontrado no nosso trabalho diário. O vetor presente no ambiente aliado às pessoas doentes aumenta o risco de novos casos autóctones. Por isso, precisamos redobrar os cuidados”, salienta Ozahata.

Ele destaca também que os moradores com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento.

Neste ano, já foram confirmados 96 casos de dengue em Jundiaí, sendo 63 autóctones (contraídos na cidade) e 33 importados.

O Centro de Zoonoses fica na rua Prudente de Moraes, 744, no Centro. Telefone 4521-0660.

Algumas dicas para eliminar criadouros:
– Guarde pneus em locais secos e cobertos;
– Mantenha o lixo tampado;
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo;
– Tampe as caixas d’água;
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis;
– Tampe os ralos;
– Limpe os terrenos;
– Evite usar pratos nos vasos de planta, ou fure-os.

Principais sintomas da dengue:
– Febre alta;
– Dor de cabeça;
– Dor no fundo dos olhos;
– Falta de apetite;
– Dores nas articulações;
– Fraqueza;
– Manchas pelo corpo.

Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/19/campanha-de-prevencao-da-dengue-visita-mais-de-9-mil-imoveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original