Cronograma do Parque Tecnológico é apresentado

Publicada em 19/02/2015 às 17:37

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação esteve reunido pela quarta vez na tarde desta quinta-feira (19), no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Composto por 30 membros, entre representantes do poder público, iniciativa privada, sociedade civil, sindicatos, universidades e demais instituições, o encontro chamou a atenção até de alguns empresários locais, ligados à área tecnológica, que participaram pela primeira vez do evento.

Na ocasião, foram apresentados o cronograma físico do futuro Parque Tecnológico de Jundiaí, as futuras etapas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia junto à liberação de recursos nos governos Estadual e Federal e alguns desafios que se avizinham, como a terraplanagem de 800 mil m³ de terra na área de 216 mil m² do futuro Parque, na região do Fazenda Grande, doada à Prefeitura pela fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho.

TUDO SOBRE O PARQUE TECNOLÓGICO

Leia também
Feira de Offertas vem aí, com ainda mais novidades este ano

Conselho Municipal se reúne para discutir avanços do futuro Parque Tecnológico

Conselho Municipal se reúne para discutir avanços do futuro Parque Tecnológico

“O próximo passo é retomar as conversas com o novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Márcio França, que assumiu recentemente. Vamos acompanhar de perto o processo para que a segunda linha de crédito seja liberada”, explicou o secretário da pasta na cidade, Marcelo Cereser.

Outro passo discutido no cronograma apresentado dá conta das tratativas com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), no sentido da licença ambiental, que autoriza o início das atividades no terreno.

Entre os presentes, o professor universitário e diretor da agência Inova Paulo Souza, entidade ligada ao Governo do Estado, Oswaldo Massambani, elogiou o que chamou de “responsabilidade e preocupação muito grande por parte do secretário Cereser em articular a liberação dos recursos em tempo hábil, que vão ditar o andamento esperado do cronograma”.

Para o acadêmico, o projeto de Parque Tecnológico de Jundiaí chama a atenção pelo cuidado no acabamento e pelo “empenho das equipes envolvidas em solucionar os desafios que virão”.

Já para um dos membros do Conselho, o engenheiro Marcelo Pessôa, a proposta é muito positiva. “Vai colocar Jundiaí em pé de igualdade com São José dos Campos e Sorocaba nessa área, atraindo empresas de tecnologia e gerando necessidade constante da formação de um centro de excelência acadêmico em tecnologia e inovação. O desafio é alinhavar com esses atores sociais”, adiantou.

Já o jornalista e consultor de empresas, Jayme Martins (também secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade nos anos de 1980), disse estar satisfeito por ter recebido do secretário Marcelo Cereser o projeto do Parque Tecnológico, como maneira de pedir sua colaboração na confecção do documento. “Venho há quase 40 anos lutando para que isso saia do papel. Vamos contribuir para que se torne uma realidade”, finalizou.

O engenheiro Marcelo Pessôa: "Jundiaí está no caminho certo"

O engenheiro Marcelo Pessôa: “Jundiaí está no caminho certo”

Cronograma
Apresentado pelo diretor-geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações, Antonio Gilberto de Freitas, o cronograma aponta para a finalização da terraplanagem em até 120 dias. O sistema de drenagem e alambrados em 120 dias e o sistema de arruamento e demais instalações em 150 dias, em trabalhos executados paralelamente.

A previsão é que, além do CITJUN, outras 150 empresas de base tecnológica poderão se instalar no local num primeiro momento, que também contará com a Academia de Ensino para formação da demanda técnica e a Companhia de Informática de Jundiaí (CIjun), que fornecerá toda infraestrutura tecnológica do espaço.

O que vem pela frente
Dentre os próximos passos, estão a confecção de leis municipais para ocupação e definição do uso do espaço e a lei de incentivo para as empresas instaladas no Parque. Lembrando do aumento significativo conquistado por Sorocaba no IDH (índice de Desenvolvimento Humano) após a construção do Parque naquela cidade, o presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Dimas Gonçalves, fechou o encontro lembrando de um lema pessoal, que vem norteando os avanços do trabalho. “Inovação não é só construir o Parque Tecnológico. Inovação é mudar uma comunidade inteira.”

Thiago Secco
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/19/cronograma-do-parque-tecnologico-e-apresentado-a-conselho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original