Faculdade de Medicina tem cursos para a Terceira Idade
Publicada em 23/02/2015 às 12:34A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) oferece vagas para o Curso da Terceira Idade, realizado há 13 anos. Serão aulas semanais gratuitas durante o ano letivo escolar, às quintas-feiras, a partir das 8h30, e duração de 1h30. As inscrições serão realizadas no dia da primeira aula, marcada para a quinta-feira (5 de março).
O coordenador do curso, professor e médico José Eduardo Martinelli, explica que basta ter acima de 40 anos para participar da atividade. “Trataremos de assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida e sexualidade. Um dos dias será dedicado à explicação do Estatuto do Idoso”, comenta.
LEIA TAMBÉM
Instituto Federal tem vagas abertas para curso de Comércio
Inscrições para o Coral Municipal estão abertas até sexta (20)
Profissionais da área de saúde devem passar informações de grande interesse coletivo, como diabetes, colesterol, doenças cardiovasculares, demência, cuidadores, memória, sono, nutrição, exercício físico e fonoaudiologia. No fim do curso, cada o aluno receberá um certificado.
Cuidadores
Estão abertas as inscrições para o curso de formação de cuidadores de idosos e de pessoas com alta dependência, marcado para as terças-feiras, das 19h às 21h30, no prédio da FMJ – rua Francisco Telles, 250, Vila Arens.
O curso, que terá duração de quatro meses, tem início na terça-feira (3 de março) e custo de R$ 200 mensais. O estudante que concluir todas as etapas receberá um certificado emitido pela FMJ.
O curso consiste em aulas teóricas e práticas com os professores José Eduardo Martinelli (Geriatra) e Flávia Aramaki (Gerontóloga), que abordarão os cuidados que todo idoso e dependente precisa receber em casa. Com foco nas pessoas com vontade de trabalhar como cuidador formal ou ainda aprofundar os conhecimentos sobre o envelhecimento e a velhice para cuidar dos familiares.
Segundo Martinelli, hoje é muito comum as pessoas cuidarem de alguém sem ter noções mínimas e básicas. “Queremos formar pessoas capacitadas para atuarem nessa área”, conclui.
O pré-requisito para inscrição é ser alfabetizado. As inscrições poderão ser feitas por meio do telefone 94142-1995, com Flávia.
Palestra
Jundiaí tem a sede subregional da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), que realiza mensalmente no terceiro sábado do mês uma reunião gratuita, às 9h, na Faculdade de Medicina de Jundiaí. O objetivo é apoiar esse grupo de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar estas pessoas.
Segundo Martinelli, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. Há diversos fatores de risco e proteção para a doença de Alzheimer com estudos recentes relevantes.
A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo. Apesar disso, aproximadamente 50% dos clínicos não fazem diagnóstico de demência em estágio inicial.
Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: Arquivo PMJ
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
22/05/2024
Mundo das Crianças recebe alunos da FMJ para treinamento de manobras de desengasgo
-
20/10/2023
Solidão pode reduzir anos de vida e influenciar na saúde dos idosos
-
02/05/2023
Pessoas em situação de rua passam por atendimento de saúde
-
28/02/2023
UGE realiza formação no Museu do Corpo Humano, na FMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original