Jardim Botânico finaliza detalhes do ‘Jardim de Cactos’

Publicada em 23/02/2015 às 12:13

O Jardim Botânico está com mais uma atração para seus visitantes. Com os cuidados finais, o Jardim se prepara para a inauguração do novo Jardim de Cactos. São cerca de 120 espécies nativas e exóticas nessa coleção botânica com parte exposta nesse novo espaço e outra parte protegida na estufa de controle.

“Pouco gente sabe, mas tais cactos são espécies nativas remanescentes de uma época geológica ocorrida há cerca de 13 mil anos, quando a região vivia um clima árido depois da última glaciação. As duas espécies de cactáceas coletadas na Serra do Japi estarão protegidas na estufa junto com outras plantas da serra”, explica o engenheiro florestal Thiago Pinto Pires, da equipe dessa unidade ligada à Secretaria de Serviços Públicos.

LEIA TAMBÉM
Segunda etapa de limpeza é realizada no Jundiaí-Mirim
Serviços Públicos mobiliza equipe para limpeza da cidade

Novo espaço vai lembrar que, há 13 mil anos, região era de clima árido

Novo espaço vai lembrar que, há 13 mil anos, região era de clima árido

Os dados sobre a serra foram citados pelo geólogo Aziz Ab´Saber, que em 1992 mostrou essa relação das plantas com os lajedos rochosos do Japi e a época seria de retração das florestas e de predominância de uma vegetação xeromórfica (adaptada a condições diferenciadas da água em quantidade ou salinidade).

A grande cooperação para o novo esforço do Botânico veio de um especialista nipo-brasileiro que doou mais de 130 espécies de cactos, euphorbias e suculentas para essa coleção. No mundo, a família Cactaceae possui 1,5 mil espécies distribuídas em 100 gêneros mas, no Brasil, ocorrem apenas 230 espécies de 36 gêneros. Os números mostram a densidade representativa desse novo espaço de educação ambiental dos moradores e visitantes de Jundiaí.

O paisagismo do Jardim de Cactos foi realizado pelos próprios técnicos do Botânico e soma-se aos demais espaços do local como o Jardim Japonês, o Jardim Italiano, o Jardim Africano, os Canteiros de Aromáticas e Medicinais e diversos outros.

A inauguração oficial está sendo agendada, mas os preparativos finais podem ser vistos pelo público como ocorreu durante a 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos, encerrada no dia 8 de fevereiro, em uma visita da rainha Grayce Kelly Baptista Guerini e as princesas Stephany Corsino e Letícia Branco, que aprovaram a iniciativa.

A visita da Corte da Uva ao novo espaço: detalhes finais da atração

A visita da Corte da Uva ao novo espaço: detalhes finais da atração

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/23/jardim-botanico-finaliza-detalhes-de-novo-jardim-de-cactos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original