Imagens que ajudam no tratamento de pacientes do Caps

Publicada em 25/02/2015 às 10:54

Um olhar, uma expressão, um sentimento sendo revelados em papéis fotográficos. Esse é o trabalho que os fotógrafos Grace Sanches e Lucas Willian Casale desenvolvem com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil e Adulto. “Somos movidos por desafios, sobretudo quando se trata de envolver fotografia e pessoas. Sabemos o quão transformadora a fotografia pode ser na construção do eu, do dia a dia e, claro, é um importante instrumento de comunicação das pessoas”, afirma a fotógrafa.

Com aulas semanais, os alunos têm contato com a câmera fotográfica desde a primeira aula. “Realizamos uma atividade sobre ilusão de óptica, fazemos releitura de imagens nas faces dos assistidos, pintamos os rostos, utilizamos das técnicas para fotografar e soltamos a imaginação. Após esse trabalho, colocamos em exposição. Ficou um resultado incrível”, orgulha-se.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí reforça luta pelos direitos dos idosos
Inscrições para Conferência da Criança terminam nesta quarta (25)

Fotos feitas por assistidos transformadas em exposição

Fotos feitas por assistidos transformadas em exposição

Há mais de um ano fazendo trabalho em Jundiaí, Grace conta sobre a experiência em lidar com pacientes com transtornos mentais. “Somos diariamente desafiados pois convivemos com realidades, ideais de vida e pensamentos únicos, saímos de um mundo para entrar em outro. Eles não sabem, mas somos semanalmente transformados com a presença e evolução deles, com os pensamentos expostos, com os diferentes olhares que expõem nas fotografias. Eles também são agentes transformadores como nós. É uma via de mão dupla, ensinamos e aprendemos, é incrível”, explica.

Transformação
O resultado dessa ação não poderia ser diferente. Grace recebeu elogios e, acima de tudo, percebeu a transformação de cada paciente, o que é o principal objetivo do trabalho. “Um aluno não suportava se ver em fotografias, não gostava da imagem que via, relatava ver uma pessoa distorcida diante do espelho. Chegou à oficina retraído, quieto e com muito custo começou a se envolver. Durante a última aula perguntei a todos o quanto a fotografia tinha mudado a vida deles e ele relatou que agora aceita-se em uma foto e até mesmo diante do espelho, aprendeu a conviver com sua imagem, que a fotografia revelou outras possibilidades de sua própria imagem. Então pude concluir o quanto toda cautela e carinho que a equipe colocou em cada programação de aula e atividade valeram a pena”, revela.

Psicóloga da Secretaria de Saúde, Ana Carolina Almeida Holewinsky explica que, atualmente, oito jovens trabalham com essa dinâmica. “O curso de fotografia é tema de um grupo terapêutico, aberto para participação de qualquer usuário do Centro de Atenção Psicossocial”.

Sobre a importância do tratamento, Ana Carolina percebe a evolução dos participantes. “A qualidade de reflexão do grupo é evidente. A partir das fotos, eles conseguem expor os pensamentos e opiniões”, afirma.

Para saber mais sobre as oficinas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial, entre em contato pelos telefones (11) 4492-4543 (Adulto) e (11) 4522-0672 (Infantil).

Isabela Silva
Foto: Divulgação

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/25/imagens-que-ajudam-no-tratamento-de-pacientes-do-caps/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original