Prefeitura conhece projetos da União dos Deficientes para 2015
Publicada em 26/02/2015 às 15:22Por meio das presenças do secretário de Cultura, Tércio Marinho, e do coordenador da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, a Prefeitura de Jundiaí foi representada, na manhã desta quinta-feira (26), no encontro realizado pela União dos Deficientes de Jundiaí e região (UDJR) para apresentar os projetos da instituição para este ano.
A UDJR existe há mais de 20 anos e trabalha no apoio a pessoas com deficiências físicas, auditivas e, em maior número, visuais. Em um imóvel cujo aluguel é pago pela Prefeitura, na rua Prudente de Moraes, a entidade se esforça para manter atendimento rotativo a cerca de 50 pessoas, não apenas de Jundiaí. Mas sobreviver apenas do voluntariado está cada vez mais difícil, aponta o atual presidente, Ariosto Francisco Conceição.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí reforça luta pelos direitos dos idosos
Imagens que ajudam no tratamento de pacientes do Caps
“Nós nos socorremos com rifas, a realização de bazares com doações e materiais produzidos no nosso programa de manualidade, além dos voluntários, que nem sempre podem estar presentes”, explica Ariosto.
O coordenador da Pessoa com Deficiência, Reinaldo Fernandes, disse que tem conversado com a diretoria da UDJR desde o ano passado, não só apoiando como buscando juntos os melhores resultados por meio de ações que ajudam a manter o trabalho hoje realizado.
“Especialmente na questão dos deficientes visuais, a UDJR realiza um trabalho muito importante, conseguindo mostrar o potencial que essas pessoas têm para desenvolver as mais diferentes atividades. É esse modelo de inclusão que nos interessa”, disse Reinaldo.
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, falou da perspectiva de levar adiante a implantação da cabine audiodescritiva em apresentações de espetáculos culturais e colocou a Secretaria de Cultura à disposição da entidade para a promoção de ações conjuntas. “A proposta é criar uma relação entre a Secretaria de Cultura e os projetos desenvolvidos pela entidade e discutir ações voltadas para os portadores de deficiência”.
A diretora do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), Denise Silva Neves, também esteve presente ao encontro. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, à qual está subordinada a diretoria, também desenvolve muitas ações que envolvem portadores de deficiências.
Como ajudar
O presidente da UDJR, Ariosto Conceição, disse que pessoas interessadas em participar mais ativamente do trabalho da instituição podem telefonar para a sede e se informar sobre as principais necessidades. Uma delas é de voluntários, para cursos como de informática, por exemplo. A UDJR tem computadores mas não dispõe de professores.
Outra sugestão de Ariosto é a aquisição da rifa de uma serigrafia emoldurada cedida pelo pintor Inos Corradin, intitulada “O Equilibrista”. Cada número custa R$ 10 e será sorteado pela Loteria Federal do dia 15 de julho próximo.
O telefone é (11) 2709-1652 e o e-mail udjr@udjr.org.br.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original