Solar abre exposição sobre o Patrimônio Cultural de Jundiaí

Publicada em 26/02/2015 às 15:36

Fragmento de cerâmica encontrado no bairro do Medeiros apresenta grafismo de culturas africanas

Fragmento de cerâmica encontrado no bairro do Medeiros apresenta grafismo de culturas africanas

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, em parceria com Scientia Consultoria Científica, realiza a exposição “Patrimônio Cultural em Jundiaí: presente e passado”, que será aberta nesta sexta-feira (27) e prossegue até o dia 28 de março, no Museu Solar do Barão, com entrada franca.

Composta por vestígios arqueológicos e artefatos líticos (de pedra) do acervo do museu, a mostra faz parte do programa de educação patrimonial elaborado pela Scientia Consultoria Científica e tem como o objetivo apresentar os resultados de pesquisas arqueológicas realizadas em Jundiaí desde 2000, além de apontamentos do primeiro estudo arqueológico feito no município, que resultou na dissertação de mestrado do arqueólogo Walter Fagundes Morales.

 
LEIA TAMBÉM
Caminhada no Centro busca as ‘raízes’ da Ponte Torta
Secretário vai ao lançamento do Concertos Astra-Finamax 2015
Prefeitura conhece projetos da União dos Deficientes para 2015

Cachimbo com motivo decorativo Tupi-guarani faz parte da exposição

Cachimbo com motivo decorativo Tupi-guarani faz parte da exposição

Segundo o diretor do Museu, Jean Camoleze, a união de esforços tem o intuito de proteger, conservar e divulgar o patrimônio cultural de Jundiaí por meio da preservação de objetos, documentos textuais, cartográficos e iconográficos, além da identidade e estudo de vestígios arqueológicos.

“Nessa exposição, os aspectos da história humana interpretados pela arqueologia nos ajudam a rever a própria história no presente e reconhecer todos os atores da nossa história local e regional, que inclui indígenas, africanos e europeus. Conhecer esse patrimônio e demonstrar seu valor significa estimular a guarda da memória e formar cidadãos conscientes de sua identidade cultural”, conclui Camoleze.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/26/solar-do-barao-abre-exposicao-sobre-o-patrimonio-cultural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original