UBS Santa Gertrudes encerra grupo do programa antitabagista

Publicada em 03/03/2015 às 13:15

Depois de 45 anos fumando três maços de cigarros por dia, o comerciante José Canto decidiu largar o vício. A decisão, ele admite, não foi espontânea. No fim do ano passado, na véspera do Ano Novo, ele conta que passou mal e foi parar no pronto-socorro. A médica que o atendeu foi taxativa: “Ou o senhor para de fumar ou vai morrer logo. Optei viver”, lembra José.

“A sensação de não conseguir respirar é horrível. Mas não é fácil deixar de fumar depois de tanto tempo. É preciso ter muita força de vontade”, ensina. Além da força de vontade, José contou com o apoio do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Secretaria de Saúde.

MAIS SAÚDE
Vagas para acunpuntura na FMJ são preenchidas em 24 horas
Prefeitura inicia nesta terça (3) campanha de vacinação contra HPV

Médico Carlos Costa e José Canto, durante encontro

Médico Carlos Costa e José Canto, durante encontro

Nesta segunda-feira (2), ele e outras dez pessoas comemoraram o encerramento do grupo antitabagismo organizado pela unidade básica de saúde do Jardim Santa Gertrudes. “Oitenta por cento do grupo parou de fumar. É um índice muito bom. Mas se a gente conseguir conscientizar uma pessoa já é válido”, avalia a enfermeira Karen Veronica Silva, que coordena o grupo na UBS.

Segundo ela, a unidade de saúde já está formando um novo grupo. As reuniões são semanais e o programa prevê seis sessões, em grupo, para aplicação das técnicas cognitivo-comportamentais e motivacionais. Os pacientes que necessitarem de tratamento medicamentoso recebem tudo (inclusive o adesivo) a partir da terceira sessão.

“Já na primeira sessão, consegui reduzir de três maços para 10 cigarros por dia, mesmo sem medicação. Na terceira semana, com o adesivo, parei de vez. Faz um mês que não coloco nenhum cigarro na boca”, comemora José, ponderando que não foi fácil. “Tem hora que dá vontade. No começo tive crise de abstinência, mas a gente tem de ser firme.”

E os efeitos positivos já começaram a aparecer. “A respiração e a voz melhoraram, estou me sentindo melhor. Consigo até caminhar. O que antes era muito difícil. Sem contar a economia financeira. Gastava cerca de R$ 20 por dia. Pretendo nunca mais voltar a fumar”, afirma.

O programa
O PAIT é coordenado pelo cardiologista Carlos Henrique Costa. O principal objetivo do programa é desenvolver ações para o controle do tabagismo no município
. Os pacientes interessados em participar devem procurar as Unidades Básicas de Saúde nos bairros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4521-0733.

Depois da primeira fase do programa, de seis sessões, os pacientes podem participar das reuniões mensais de prevenção de recaídas e de acolhimento ao tabagista. Essas sessões são realizadas no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), habitualmente nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 14h. O NIS fica na rua Carlos Sales Block, 74, no Anhangabaú.

Unidade de saúde vai formar nova turma

Unidade de saúde vai formar nova turma

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/03/ubs-santa-gertrudes-encerra-grupo-do-programa-antitabagista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original