Prefeitura inicia nesta terça (3) campanha de vacinação contra HPV

Publicada em 02/03/2015 às 18:41

A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira (3) uma nova fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV, que este ano será direcionada para meninas de 9 a 11 anos. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município, no horário de atendimento.

No ano passado, a campanha foi voltada para a faixa etária de 11 a 13 anos. Por isso, as meninas de 12 e 13 anos que ainda não se vacinaram, ainda podem procurar uma unidade de saúde para receber a primeira dose.

LEIA TAMBÉM
Vagas para acunpuntura na FMJ são preenchidas em 24 horas
São Vicente realiza cerimônia para acolhimento dos residentes
UBS Santa Gertrudes encerra grupo do programa antitabagista

A vacina contra HPV foi incluída em 2014 no calendário básico de vacinação da rede pública e é composta por três doses, sendo a segunda após seis meses da primeira e a terceira, no prazo de cinco anos.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a definição da faixa etária de imunização se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.

A vacina imuniza as meninas contra as 15 variedades mais perigosas do papilomavírus humano (HPV) relacionadas a doenças como câncer de colo de útero, de vagina, verrugas genitais e outros tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais atinge as mulheres.

Niza Souza
Foto: Arquivo

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/02/prefeitura-inicia-nesta-terca-3-campanha-de-vacinacao-contra-hpv/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original