Secretário vistoria as obras de área do Geresol
Publicada em 05/03/2015 às 17:30O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, visitou, na tarde dessa quarta-feira (4), o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para vistoriar as obras de pavimentação do pátio, feitas em parceria com a Secretaria de Obras. O local será destinado para a instalação das duas tecnologias que farão os primeiros testes com os resíduos de Jundiaí.
O espaço receberá o sistema que fará a composição biológica dos resíduos usando o modelo de aeração. O volume que sobrar do processo vai passar por avaliação para saber a qualidade do composto. A outra tecnologia trata-se de um container que fará o mesmo processo e, em ambas, serão observadas o tempo que leva para a composição, os resultados e a qualidade final.
LEIA TAMBÉM
Novo sistema de tratamento de recicláveis está na fase final de implantação
“Faremos diversos testes com os mais variados resíduos, como por exemplo o resíduo verde ou de feira, assim como o doméstico, depois vamos fazer um novo teste misturando esses resíduos e ver o que ocorre”, explicou o secretário. As duas tecnologias são apropriadas para a captação do biogás, mas essa ação será em um segundo momento.
Aguinaldo explica que a escolha das tecnologias partiu do projeto apresentado no workshop na última sexta-feira (28), pois apresentam melhor custo benefício e emitem menos gases de efeito estufa. “São soluções modulares que nos permitem flexibilidade de testes e, dentro da rota tecnológica adotada por Jundiaí, que é a mecânica biológica, atingem as nossas expectativas”, disse.
Uma das preocupações da secretaria é ter um pátio totalmente impermeabilizado para evitar que o chorume vá para o solo, por isso, as tecnologias contam com a captação dessa matéria orgânica.
O secretário também diz que pretende instalar um ecoponto, para que as pessoas possam levar os resíduos até o Geresol e acompanhem todo o processo de tratamento, assim como alunos das escolas de Jundiaí quando o assunto for educação ambiental. “Esperamos que até o fim desse semestre tenhamos uma definição do tratamento dos resíduos de Jundiaí”, destacou.
Laboratório
Todas as análises do volume que sobrará após a ação das tecnologias serão realizadas no laboratório que está em fase final de construção no Geresol. O secretário também visitou as obras e disse que os equipamentos alemães que farão parte da bancada de análises devem chegar nas próximas semanas.
Kadija Rodriques
Fotos: PaulO Grégio
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
02/01/2024
Com mais de 50 projetos em andamento, Jundiaí avança em todas as regiões
Baixe as fotos desta notícia na resolução original