3ª Semana da Língua e Cultura Italiana é aberta

Publicada em 09/03/2015 às 15:37

Com a presença do secretário de Educação, Durval Orlato, foi aberta nesta segunda-feira (9) a 3ª Semana da Língua e Cultura Italiana de Jundiaí, no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.

A iniciativa é do Centro de Línguas Antonio Houaiss que, pelo terceiro ano consecutivo, oferece gratuitamente uma semana inteira de atividades. O objetivo é promover e divulgar a cultura do povo italiano.

Um dos destaques é a presença da escritora e chefe de cozinha Angela Mela, autora de duas obras premiadas. Além de ensinar algumas receitas (vide programação), ela também contará histórias e curiosidades das cozinhas italianas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O EVENTO
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

LEIA TAMBÉM
Filhas reencontram a mãe com ‘Corrente do bem’
Prefeito recebe visita de Senador Italiano e fala em estreitar relações

Durval Orlato: "Importância da integração com outras culturas"

Durval Orlato: “Importância da integração com outras culturas”

Jundiaí no Ideb
Falando na abertura, o secretário Durval Orlato destacou o crescimento do evento em importância e participação. “É uma oportunidade dos alunos se integrarem aos aspectos da cultura italiana, além da experiência da língua. Esse aprimoramento é muito importante.”

Durval Orlato também citou os números em que a educação no município tem conquistado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Em 2014, superamos os números de dois anos anteriores, além do que, em março, a revista Exame pontuou a educação jundiaiense como terceira melhor no País para municípios do nosso porte”, informou.

A programação prossegue até 12 de março, com uma variedade de atividades para a comunidade. De acordo com a diretora do Centro de Línguas, Mara Lígia Biancardi, o evento tem como objetivo demonstrar a tradição italiana refletida em muitas formas. “Na arte, no cinema, na cozinha e na música”, exemplificou.

E foi na parte musical que a professora do curso de Italiano, Maria Eugênia Savietto, preparou os alunos para uma apresentação que reflete bem essa comunhão de culturas. “Aquarela”, do compositor Toquinho, nasceu primeiramente na Itália, onde ele morou durante muitos anos”, contou. E foi em italiano que os alunos cantaram na abertura do evento.

Angela, escritora e chefe de cozinha premiada

Angela, escritora e chefe de cozinha premiada

Culinária premiada
O contato da a escritora e chefe de cozinha Angela Mela com o Brasil não é por acaso. Na verdade, ela nasceu no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde os pais, italianos, moraram. Aos 25 anos, quando mudou-se definitivamente para Roma, já conhecia bem a importância da culinária italiana para o Brasil e isso facilitou a concepção de um dos livros, que teve inclusive glossário em Português.

Em 2014, ela venceu o Prêmio Gourmand World Cookbook Awards com a obra Emoções na cozinha. Nele, vários netos contam histórias das avós e ensinam várias receitas delas. Começando pelas histórias de família da própria autora. Cada família é de uma região da Itália.

Além da palestra que fez na abertura, Angela Mela também ministrou uma aula na Cozinha do Centro de Línguas.

Quem não teve a oportunidade de participar neste primeiro dia ainda tem chance, pois Angela estará em outras datas da programação.

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/09/3a-semana-da-lingua-e-cultura-italiana-e-aberta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original