Prefeitura lança etapa decisiva do Plano Diretor na Câmara

Publicada em 10/03/2015 às 18:40

O prefeito Pedro Bigardi lança nesta quarta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, às 19h, a 2ª fase do Plano Diretor Participativo de Jundiaí, que deve atualizar até o início do segundo semestre os mecanismos de crescimento do município a partir de uma série de consultas à população.

Os preparativos do processo, que inicia suas oficinas territoriais no dia 23 de março, foram abertos nesta terça-feira (10) com os encontros do Grupo Técnico formado por todos os setores da Prefeitura e também do Grupo Gestor, em que 60% dos integrantes representam entidades da sociedade civil, inclusive os integrantes do Conselho do Plano Diretor.

SAIBA MAIS

MAIS PLANO DIRETOR
Opinião da população é ouvida no novo Plano Diretor

Vão começar as oficinas do Plano Diretor Participativo

Primeira reunião do grupo técnico do Plano Diretor Participativo que será lançado nesta quarta (11)

Primeira reunião do grupo técnico do Plano Diretor Participativo que será lançado nesta quarta (11)

“Tivemos um retorno muito bom nos questionários aplicados na 1ª fase, no ano passado, e isso agora vai ganhar um debate mais orientado”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

Foram 8 mil pessoas que se manifestaram nessa etapa, sendo 2.077 questionários recebidos depois de distribuição junto com as contas de água, 5.672 questionários respondidos por pais e estudantes das escolas municipais e estaduais e outros 22 questionários relatando debates em entidades empresariais, profissionais e associações comunitárias.

Além das oficinas territoriais, o processo segue até julho com outros momentos participativos, como dois fóruns do Plano Diretor, reuniões temáticas e até um Congresso da Cidade antes de gerar a minuta de projeto de lei a ser enviada para a Câmara.

Esforço conjunto
De acordo com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, o trabalho não é de apenas um setor municipal ou nem mesmo apenas da Prefeitura, mas de toda a cidade. “Temos eixos, como a disponibilidade de água, por exemplo, que precisam orientar as decisões sobre como e onde deve ocorrer o crescimento do município”, explicou.

Praticamente todos os secretários e coordenadores do governo participaram da primeira reunião do Grupo Técnico, realizada antes da formação ampliada do Grupo Gestor.

Para o arquiteto Kazuo Nakano (Demacamp), consultor do projeto, o Plano Diretor é a segunda lei municipal mais importante, porque orienta boa parte das outras. Ele lembrou que a Constituição Brasileira define como princípios fundamentais a vida, a liberdade e a propriedade (mas esta última precisa seguir funções sociais definidas exatamente em leis como essa).

Daniela lembrou que esforço vai ser de todas as secretarias e da comunidade

Daniela lembrou que esforço vai ser de todas as secretarias e da comunidade

“É como um automóvel. Qualquer pessoa pode ter sua propriedade, mas seguindo regras como a manutenção ou a velocidade”, explicou ao destacar como exemplo a orientação direta do prefeito Pedro Bigardi para a busca de valorização da área rural e da atividade agrícola como visão contemporânea de cidades, ao lado do equilíbrio no crescimento de cada região urbana.

Uma das metas do processo do Plano Diretor Participativo é harmonizar as atuais leis de plano diretor e de uso e ocupação do solo, que seguem linhas divergentes em Jundiaí. Em resumo, buscar o rumo da cidade que os jundiaienses querem.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/10/prefeitura-lanca-na-camara-etapa-decisiva-do-plano-diretor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original