Braille participa do trote solidário da FMJ

Publicada em 12/03/2015 às 17:46

O departamento de promoção social da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) promoveu nesta quinta-feira (12) uma palestra com o psicólogo Gilson Modesto, do Instituto Luiz Braille, sobre as barreiras da escuridão. Na sequência, os alunos participaram de uma vivência com assistidos do Instituto. Foi uma gincana com cinco atividades: futebol com guizo, teste olfativo, teste degustativo, teste do tato e prova da bicicleta dupla.

Os alunos foram vendados e divididos em equipes. Cada atividade durou cerca de 15 minutos. No futebol, os estudantes vendados deveriam chutar a bola com guizo no gol. No teste olfativo, os participantes adivinhavam, por meio do cheiro, o produto apresentado. Testando o paladar, os alunos tiveram que adivinhar os alimentos apresentados.

LEIA TAMBÉM
FMJ comemora 47 anos com uma história cheia de conquistas

Os alunos participaram das atividades de olhos vendados

Os alunos participaram das atividades de olhos vendados

Outra atividade proposta exigia que o calouro comesse uma colher com leite condensado, guiado pelo colega. Detalhe: para encontrar a boca do integrante era fundamental ir tateando o rosto. Por último, a bicicleta dupla exigia confiança. Lembrando que em todos as atividades os alunos estavam vendados.

Para Bruna Alladio, aluna do 2 º ano, essa foi uma forma de humanizar e integrar o calouro, sem violência e com consciência. Já Gilson Modesto, do Braille, destacou o tratamento que deve ser dado aos cegos quando eles forem médicos. “É importante descrever os procedimentos médicos que serão realizados com aquele deficiente. Somos normais, temos apenas uma limitação visual.”

O Trote Solidário continua no dia 18 de março, quando 30 estudantes farão a doação de sangue na Colsan. No dia 24, será realizado o cadastramento para doadores de medula óssea na FMJ para o Hemocentro da Unicamp. E no dia 27 ocorre o encerramento das atividades e premiação da equipe vencedora.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/12/braille-participa-do-trote-solidario-da-fmj/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original