FMJ comemora 47 anos com uma história cheia de conquistas

Publicada em 12/03/2015 às 13:46

Um grupo de jundiaienses ilustres ousou propor a criação de uma Faculdade que promovesse a cidade de Jundiaí e se tornasse motivo de orgulho para seus cidadãos. Encontraram apoio no prefeito e professor Pedro Fávaro, que, em 12 de março de 1968, criou a autarquia Faculdade de Medicina de Jundiaí. O primeiro diretor foi o cirurgião Jayme Rodrigues.

VEJA MAIS
Braille participa do trote solidário da FMJ
Estudantes da FMJ arrecadam alimentos na Vila Arens
Zoonoses e FMJ realizam ação contra dengue no Tarumã

Com a colaboração da Prefeitura e dos muitos amigos da cidade e da Faculdade de Medicina da USP, berço de sua formação médica, a FMJ trouxe professores da Escola Paulista de Medicina e da Unicamp. Na época, eram 60 vagas e a faculdade fez convênio com hospitais da cidade, de modo especial o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, para a realização do Internato.

Nos últimos anos, o crescimento tem sido acelerado. A Faculdade teve modernizadas as condições de ensino e as instalações físicas, com a construção de novo andar no prédio sede, estacionamento confortável, novas salas de aulas e criação de novos cursos de especialização. Criou-se condições para a pesquisa na própria Faculdade, havendo a implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para os alunos, e do Núcleo de Apoio à Pesquisa e à Docência para os professores, além do Fundo de Pesquisa.

Houve ainda a implantação do Hospital Universitário, inaugurado em outubro de 2003, sonho antigo que proporcionou a integração da Faculdade com o serviço municipal de saúde. No período mais recente, a pesquisa teve grande avanço, graças aos professores ligados ao Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, implantando laboratórios de pesquisa e incentivando outros docentes. Além disso, a Revista Perspectivas Médicas conseguiu indexações importantes, tornando a Faculdade conhecida internacionalmente no meio acadêmico.

A criação da pós-graduação, stricto sensu, o Mestrado Acadêmico, foi uma consequência, cujo sucesso está relacionado com a qualidade dos trabalhos produzidos e a constância dos professores orientadores.

HISTÓRIA

Ano de criação: 1968

Médicos graduados: 2440 (41 turmas)

Vagas oferecidas em Medicina: 80

Vestibular 2015: 61 candidatos por vaga

SEDE DA FACULDADE

Área Física: 7.080 m2

Área Construída: 7.700m2

ENADE (2013)

Conceito da Instituição (IGC): 4

Conceito do Curso (CPC): 4

PROFESSORES

Mestres, doutores e livres docentes: 81,4%

ESTRUTURA

Anfiteatros: dois com 130 e dois com 80 cadeiras almofadadas

Salas de aulas: duas com 60 cadeiras universitárias

Salas de aulas: quatro com 40 cadeiras universitárias com paredes removíveis transformando em duas

Salas de aulas: duas de 30 cadeiras universitárias.

Auditório: 359 cadeiras almofadadas.

Laboratórios
A faculdade oferece laboratórios bem equipados e com excelente infra-estrutura para as aulas práticas, além de um laboratório de Informática que permite ao estudante realizar trabalhos e ter acesso à Internet.

460 m2 de área – 5.877 livros e 506 títulos de periódicos (22.977 volumes), além de biblioteca virtual com 1.200 títulos.

INTEGRAÇÃO COM SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Hospital Universitário

Hospital São Vicente de Paulo

Ambulatório de Especialidades

Rede Municipal de Saúde (UBS e PSF)

INTEGRAÇÃO COM A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

Hospital geral de Taipas

Hospital Regional

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/12/fmj-comemora-47-anos-com-uma-historia-cheia-de-conquistas/