Com parceria, PAT prepara jovens para o mercado de trabalho

Publicada em 12/03/2015 às 15:55

A jovem Mikaela Bruna da Silva, de 16 anos, foi uma das primeiras alunas da escola Conde do Parnaíba a chegar à sala de aula do terceiro ano do Ensino Médio, na manhã desta quinta-feira (12). Além do material escolar, Mikaela trazia uma empolgação extra na mochila, tudo em razão de uma aula “diferente” que estava para começar.

Pelos 50 minutos seguintes, ela e os amigos de classe, aproximadamente 40 alunos que iam chegando, receberam dicas importantes sobre o mercado de trabalho, entrevistas de emprego, confecção de currículo, dinâmicas de grupo, simulação de entrevista e outros toques valiosos, ainda mais para quem está a um passo de encarar o desafio do primeiro emprego.

LEIA TAMBÉM
Seminário aproxima boas ideias à Incubadora Tecnológica
Parceria com empresa gera 18 vagas para programa aprendiz

Mikaela, 16 anos, sonha fazer faculdade de Medicina

Mikaela, 16 anos, sonha fazer faculdade de Medicina

À frente da sala de aula, a assessora municipal Silvana Marquezin Zuin, profissional ligada ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A parceria entre escola e PAT foi ideia dos próprios professores, e, logo na segunda aula, já mostra ótimos resultados.

“Estou adorando! É muito interessante ter essas informações, porque a gente sabe pouca coisa do mercado. Alguns nem sabem o que vão fazer ainda”, disse a jovem, que pretende trilhar medicina quando finalizar o ensino médio. Mikaela, assim como toda a classe, prestava atenção em cada detalhe. E não mostrava nenhuma timidez na hora de fazer perguntas.

“Passo para eles que um erro numa entrevista de emprego, por exemplo, ocorre por falta de conhecimento. Também saliento a importância de conhecer a empresa onde será feita a entrevista, que eles tenham iniciativa e pesquisem na internet. É o que o mercado atual espera deles. Também falo sobre a importância da higiene, da maneira de se expressar e muitas outras dicas. Apesar de gostar muito das roupas coloridas e do comportamento mais despojado dos jovens, eles precisam entender que, em algumas situações, menos é sempre mais”, defendeu Silvana.

A diretora da escola, Mônica Pedroni Rodrigues, explica que, em média, 130 alunos do terceiro ano, divididos em quatro turmas, terão acesso às aulas. “Essa novidade faz parte de um braço pedagógico mais diversificado da instituição, ao encontro da disciplina ‘introdução ao mundo do trabalho’, e os resultados já mostram-se excelentes”, revela, dizendo que esta oportunidade, graças à disponibilidade do PAT, dá aos alunos uma chance “que nunca tiveram”.

A coordenadora do PAT, Maria Aparecida Gibrail, garantiu que a parceria vai além da sala de aula. “Os alunos vão tirar a carteira de trabalho com a gente e, automaticamente, farão parte de nosso banco de informações que é usado por empresas na hora da seleção de mão de obra”, adiantou.

Hoje, Mikaela ainda não tem o diploma de medicina. Mas ela já pode contar com o PAT no auxílio do primeiro passo.

Palestra deu dicas sobre o mercado de trabalho para os jovens

Palestra deu dicas sobre o mercado de trabalho para os jovens

Thiago Secco
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/12/com-parceria-pat-prepara-jovens-para-o-mercado-de-trabalho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original