Projeto do Cerest mostra que nem só barulho provoca surdez
Publicada em 13/03/2015 às 16:44O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) deu início a um projeto específico sobre a saúde auditiva dos trabalhadores. O Centro é um órgão ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.
Originado pela necessidade de combate ao grande número de afastamentos do trabalho, registrado principalmente nas oficinas mecânicas do município, o projeto objetiva mostrar que nem só o barulho provoca surdez e, a partir daí, implementar ações preventivas.
MAIS CEREST
Cerest faz campanha para frentistas e motoristas
“Até há algum tempo atrás, somente os ruídos elevados eram considerados como agentes de deficiência auditiva. Hoje, já temos dados que mostram que a exposição química a produtos que têm efeito tóxico ao ouvido provocam danos à audição do trabalhador. Por isso, essa exposição precisa ser controlada ou eliminada dos ambientes de trabalho”, explica Mariana Freire, fonoaudióloga e autoridade sanitária do Cerest.
Mariana Freire também explica que os trabalhos voltados para a avaliação do ruído, evidentemente, continuarão. Mas, na mesma intensidade, também serão direcionados à exposição aos produtos nocivos.
Metodologia
Para o gerente do Cerest, Jesus dos Santos, o projeto será executado, num primeiro momento, nas oficinas de manutenção de equipamentos. “Os números de acidentes em oficinas mecânicas, durante o ano passado, surpreenderam sobremaneira a equipe do Cerest. Não imaginávamos que eram assim altos. Por isso, neste ano, já implementamos as ações de vigilância sanitária nesses locais, inclusive o projeto de proteção à saúde auditiva”, contou o gerente.
Mariana Freire ainda explica que os dados epidemiológicos serão um dos instrumentos de trabalho do projeto. Além disso, toda a documentação dos estabelecimentos será analisada, dentre ela, o CNPJ, para verificação da atividade desenvolvida em cada local, PPRA, que indica os riscos a que estão expostos os trabalhadores, PCMSO, programa sob a responsabilidade de médico do empregador, que controla a saúde dos trabalhadores, Ficha de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), etc.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
29/04/2024
CEREST de Jundiaí recebe visita de representantes da Prefeitura de São Carlos
-
25/04/2024
Com palestra, CEREST Jundiaí marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
-
15/02/2024
Ciclo de palestras aborda segurança na rede elétrica
-
16/11/2023
CEREST Jundiaí muda de endereço na próxima semana
Baixe as fotos desta notícia na resolução original