Cerest inicia campanha nos postos de combustíveis
Publicada em 18/03/2015 às 15:44A campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático”, realizada junto aos postos de combustíveis da cidade com o objetivo de promover a prevenção contra danos à saúde dos trabalhadores, teve inicio nesta quarta-feira (18). A iniciativa é estadual, coordenada pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e envolve todos os Cerests do Estado de São Paulo, tendo em Jundiaí a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Jundiaí e Região (Sinpospetro).
De acordo com o engenheiro de segurança e autoridade sanitária Celso Augusto de Souza, do Cerest, a campanha segue pelos próximos dias, tendo como objetivo ampliar a consciência sobre os riscos de não seguir a orientação correta na hora de abastecer o veículo. A válvula colocada no modo automático é o correto, mas quando o abastecimento é feito manualmente, tanto o frentista quanto o cliente expõem sua saúde aos riscos dos vapores da gasolina, que contém diversas substâncias químicas e que são invisíveis aos olhos, mas extremamente perigosas à saúde.
LEIA TAMBÉM
Projeto do Cerest mostra que nem só barulho provoca surdez
Cerest renova termo de cooperação com Ministério do Trabalho
“Pelo que podemos observar neste início da campanha, será um trabalho muito tranquilo, pois a maior parte dos postos já tomou conhecimento dessa ação e está colaborando muito no sentido da prevenção”, comentou Celso. Segundo ele, a distribuição de material institucional e dos cartazes que serão afixados próximo às bombas nos postos vão auxiliar na divulgação dessas medidas de prevenção.
O gerente do Auto Posto Guapeva, na rua Itirapina, foi um dos primeiros a receber a equipe do Cerest. Ele fez questão de demonstrar seu conhecimento com relação à campanha e disse que tanto ele quanto os trabalhadores estavam prontos para colaborar com o Cerest.
“Nós temos o hábito de seguir todos os procedimentos que dizem respeito à segurança do trabalho e não está sendo diferente com relação ao abastecimento”, disse. Da mesma forma, a frentista Fátima Cândido, que trabalha há 31 no mesmo local, disse que estava contente em saber que o Cerest está com essa nova campanha em favor da categoria.
“Eu mesma já fui ao Cerest fazer os testes para saber se não adquiri nenhuma doença derivada do trabalho e fui muito bem atendida. Saí contente, pois me disseram que está tudo em ordem comigo”, disse. Sobre a campanha, ela comentou com a colega de trabalho, Márcia Regina Grizoto, sobre a importância de seguir à risca tudo o que recomenda o folheto que receberam.
A secretária-geral do Sinpospetro, Andréia Jorge, foi acompanhar o trabalho do Cerest e aproveitou para comentar sobre a necessidade de haver uma legislação específica para o Estado de São Paulo, como já ocorre em Santa Catarina.
“As campanhas são importantes, mas precisamos trabalhar para a criação de uma legislação própria para São Paulo, pois a categoria é muito grande e os riscos estão presentes”, disse. Segundo ela, só em Jundiaí são cerca de 1.500 frentistas. Nas oito cidades de abrangência do sindicato, são quase três mil.
Cuidados especiais
O engenheiro Celso Souza também fala sobre os cuidados especiais durante o abastecimento de veículos. “Primeiro, duas medidas são evidentes: frentistas gestantes devem ser remanejadas da função e crianças não devem se expor aos vapores”, ensinou.
O uso das máscaras respiratórias para vapores orgânicos, avental, luvas e óculos de segurança, durante a coleta de amostra de combustível, na medição do tanque com trena e durante o desabastecimento do caminhão-tanque é indispensável.
Microrregião
Todos os municípios da área de abrangência do Cerest Jundiaí participam da campanha. São eles: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itatiba, Atibaia, Morungaba, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Louveira e Vinhedo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
08/11/2024
CEREST reúne municípios da região para capacitação
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original