Prefeitura de Contagem se espelha na gestão de resíduos de Jundiaí

Publicada em 18/03/2015 às 14:08

O secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, Aguinaldo Leite, recebeu a visita do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivanyr Nunes Soalheiros, e do secretário adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Mangelo de Souza, ambos de Contagem (MG), nesta quarta-feira (18).

LEIA TAMBÉM
São Camilo vai receber área de lazer revitalizada
Resíduos Sólidos: Geresol recebe tecnologia da Alemanha
Serviços Públicos faz limpeza de córrego da Vila Esperança

Aguinaldo Leite apresenta a gestão de resíduos aos secretários

Aguinaldo Leite apresenta a gestão de resíduos aos secretários

Os secretários vieram à cidade conhecer o sistema de coleta de resíduos sólidos gerados pela construção civil realizado pela secretaria. A pasta realiza a coleta on-line por meio de um sistema informativo em tempo real, desde 2013. Esses resíduos têm trajetória rastreada com objetivo de diminuir o despejo clandestino.

“No início de 2013, existiam 1270 pontos de descarte irregular e apenas 500 caçambas chegavam ao Geresol. Com a iniciativa, o município tem agora apenas sete pontos de descarte irregular, já em mapeamento para serem ‘zerados’. Além disso, mais de 100 mil caçambas de resíduos já passaram pelo tratamento adequado”, explica Aguinaldo Leite.

Para Flávio Mangelo, o programa de sucesso em Jundiaí chamou atenção das cidades mineiras. “Contagem tem 650 mil habitantes e cerca de 130 pontos de descarte irregular de resíduos de construção civil. Queremos conhecer o projeto, que inspirou a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) e está funcionando desde o início deste ano”.

Após a reunião, os secretários conheceram o sistema no Geresol, acompanhados do diretor Gilberto Valverde e do engenheiro ambiental, da empresa Coletas On-line, que presta serviço à Prefeitura.

Referência
Contagem é a vigésima cidade a se espelhar em Jundiaí, assim como Belo Horizonte, São Carlos, Curitiba e cidades da região do ABCD, em São Paulo e Fortaleza.

O material reciclado é aproveitado por Jundiaí nas obras da Prefeitura e gerou economia aos cofres públicos. A Secretaria de Serviços Públicos solicita que os munícipes denunciem ao presenciar descartes irregulares de resíduos sólidos por meio do telefone 156.

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/18/prefeitura-de-contagem-se-espelha-na-gestao-de-residuos-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original