Vereadores de Sorocaba conhecem gestão da merenda

Publicada em 18/03/2015 às 16:49

Uma comitiva composta por seis vereadores, nutricionistas, representantes da sociedade civil e pessoas ligadas à Educação de Sorocaba esteve em Jundiaí, nesta quarta-feira (18), para conhecer o sistema de autogestão da merenda executado na cidade. Os visitantes se reuniram na Sala de Situação do Paço Municipal e tiveram todas as informações necessárias para uma avaliação.

A recepção foi feita pelo diretor de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Maurício Romanato, e pelo assessor especial do Gabinete do Prefeito, Fernando da Silva Oliveira.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí prepara conferência de segurança alimentar
Profissionais de bibliotecas da região participam de curso em Jundiaí

Visitantes foram recebidos na Sala de Situação do Paço

Visitantes foram recebidos na Sala de Situação do Paço

Desde 2013, Jundiaí é apontada como uma das cidades do Estado em que a gestão da merenda escolar se destaca pela eficiência e resultados. E foi com o propósito de conhecer um pouco mais sobre o tema que a Câmara Municipal de Sorocaba organizou a visita. O objetivo do grupo é participar do processo de construção de um novo modelo deste serviço para aquela cidade.

O vereador José Crespo, que fez os primeiros contatos antes da visita, disse que já conhecia o funcionamento da merenda em Jundiaí por meio do secretário de Educação, Durval Orlato, e do diretor Maurício Romanato.

“Jundiaí não é só uma cidade próxima de Sorocaba, tem muitas semelhanças em diversos pontos. Isso permite essa troca de conhecimentos e, no caso específico da merenda, aproveitar muito do que é praticado aqui”, disse.

Maurício Romanato exibiu um material detalhado sobre todos os procedimentos adotados em Jundiaí para que o setor de merenda escolar funcione de forma eficaz – o que não envolve apenas a oferta da alimentação aos alunos, mas a qualidade com que isso é feito.

“É preciso pensar a merenda também como educação alimentar e a autogestão adotada pela nossa secretaria possibilita o controle de todos os aspectos envolvidos, desde o cumprimento das diretrizes que regem o setor como também entender a realidade dos nossos alunos e respeitar as culturas e hábitos”, explicou o diretor.

Maurício Romanato fez exposição do trabalho

Maurício Romanato fez exposição do trabalho

Destaques
Programas executados pela Secretaria de Educação e a perfeita comunhão da tecnologia com as boas práticas na cozinha da escola, tudo isso chamou muito a atenção dos visitantes. A logística utilizada para dar conta do fornecimento de merenda para 65 mil alunos, em quase 200 pontos de atendimento, foi outro ponto que ganhou destaque nos comentários durante o encontro.

Saio daqui mais do que satisfeito pelo que pude acompanhar. A capacidade demonstrada para manter um padrão de qualidade como o de Jundiaí reflete a existência de uma política pública da cidade no gerenciamento dessa questão”, comentou o vereador Izidro de Brito.

Para o representante do Observatório Social do Brasil, uma entidade que defende o exercício da plena cidadania, Elias Magurno, o aproveitamento da reunião foi de 100%. “Na verdade, queria conhecer pelo menos 40%, o que já seria ideal, mas deixo a reunião plenamente satisfeito”, disse.

Além de José Crespo e Izidro Brito, estiveram presentes os vereadores sorocabanos Vanderlei Diogo, Luís Santos, Anselmo Neto, Carlos Leite e Marinho Marte.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/18/vereadores-de-sorocaba-conhecem-gestao-da-merenda-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original