Água: Prefeito Pedro Bigardi é entrevistado por revista nacional

Publicada em 19/03/2015 às 12:15

Mais uma vez Jundiaí é destaque nacional pela política adotada na manutenção e ampliação da infraestrutura hídrica e de abastecimento. Agora, foi a vez da revista Brasileiros, de circulação nacional, destacar o município e um pouco da história que envolve os primórdios da construção da represa. A reportagem completa faz parte da edição de março, que chega às bancas nos próximos dias, mas que já pode ser conferida no site da revista.

Procurado pela Brasileiros, o prefeito Pedro Bigardi recebeu o repórter Vinicius Mendes e a repórter fotográfica Luiza Sigulem para um bate papo repleto de passagens históricas, curiosidades e informação. O encontro foi realizado dia 25 de fevereiro, no gabinete do Paço Municipal.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é destaque na Rádio Estadão sobre gestão hídrica

Pedro Bigardi e os repórteres da revista Brasileiros

Pedro Bigardi e os repórteres da revista Brasileiros

Atualmente, a represa municipal comporta um volume de 8 bilhões de litros, montante que seria capaz de abastecer Jundiaí e os mais de 400 mil habitantes por um período ininterrupto de dois meses em caso de um ‘apagão total’ de água. “Agora, vamos aumentar a altura da barragem da represa para aproveitar mais a água da chuva, com previsão de chegarmos a 9 bilhões de litros em capacidade”, previu Bigardi.

Outros investimentos foram citados, como a linha de crédito de R$ 20 milhões junto ao Governo Federal para ampliar a rede de esgoto e os sete novos reservatórios previstos para entrar em operação. “Planejamento e preservação são os principais motivos do bom exemplo da cidade”, ressaltou o prefeito.

Qualidade
Para os repórteres, Pedro Bigardi mostrou a vista da cidade do Paço Municipal, com a Serra do Japi ligada no horizonte à Serra dos Cristais – chamada por ele de “corredor verde”.

“Entre elas há a zona agrícola. Tudo isso traz uma qualidade de vida muito considerável para quem mora aqui”, disse o prefeito, que explicou posteriormente sobre os mananciais que abastecem a cidade e a proteção dos mesmos, como funciona a captação d´água, detalhes sobre a reserva técnica (excedente captado do rio Jundiaí Mirim), e como a boa gestão na Divisão de Água e Esgoto (DAE) nos últimos anos foi determinante para que a cidade se encontre numa situação confortável no presente.

Matéria rememora a história da construção da represa

Matéria rememora a história da construção da represa

O prefeito lembrou também toda a ideia de criação da represa, que surgiu pela primeira vez na confecção do Plano Diretor – na década de 1950, quando da gestão do então prefeito Vasco Antônio Venchiarutti, e levada à operacionalização pelo então prefeito Ibis Cruz, na década de 1970.

Uma das características, por exemplo, que difere o município de outros que contam com represa é que em Jundiaí ela é ligada diretamente à Estação de Tratamento de Água (ETA).

“Mesmo assim, há uma forte conscientização das pessoas no uso racional da água. O consumo caiu cerca de 15% no começo do ano. Temos de cuidar bem desse bem extremamente valioso”, anotou Pedro Bigardi, lembrando que o próximo Plano Diretor prevê, entre outras coisas, reter o boom imobiliário vertical na cidade ocorrido nos últimos anos, justamente com maneira de preservar a água para o jundiaiense.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/19/agua-prefeito-pedro-bigardi-e-entrevistado-por-revista-nacional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original