‘Bumbo do Japi’ realiza 2ª roda de samba neste domingo (22)
Publicada em 19/03/2015 às 15:11O Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi realiza neste domingo (22), com apoio da Secretaria de Cultura, a ‘2ª Roda de Samba Contando e Cantando o Samba Paulista’, no Barracão Cultural de Capoeira Idalina, às 15h. A entrada é gratuita.
VEJA MAIS
Secretário de Cultura visita o Circolo Italiano
Criação do museu do Paulista tem apoio da Secretaria de Cultura
Com entrada gratuita, Polytheama traz premiada peça ‘Bruxas da Escócia’
Como diferencial nesta apresentação, o Bumbo do Japi contará com a participação do Samba de Bumbo Vovô da Serra do Japi que, coordenado por Marcio Risonho, pretende ressaltar, ainda mais, as raízes paulistas na apresentação. “Vamos fazer uma brincadeira, lá. Levaremos a zabumba, que é o bumbão, para brincarmos um pouquinho”, comenta Marcio.
Henry Durante, integrante convidado do Bumbo do Japi e pesquisador de cultura popular, ressalta a relevância do projeto. “Nossa intenção é a valorização das matrizes do samba paulista, que é tão característico e vivo na região de Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e também em Jundiaí, que por meio deste projeto fomenta a cultura popular regional”.
Segundo a diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto, a primeira roda de samba obteve um ótimo desempenho durante o tempo de preparação para se chegar ao produto final – que são, hoje, as rodas mensais. “Tivemos um bom retorno. Logo depois da primeira roda de samba o grupo participou do ‘Fórum de Culturas Populares de São Paulo’. Isso foi muito importante para que o ‘Bumbo’ conhecesse outras manifestações culturais”.
Eliane destaca também a abrangência histórica e contemporânea do grupo. “O Bumbo do Japi estuda o samba paulista e suas origens, desde os negros do Oeste paulista que inseriram o instrumento bumbo e tornaram tão peculiar esta vertente do samba, à abertura de espaço para composições autorais”.
O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma – Anhangabaú (Próximo ao Parque da Uva). Mais informações: (11) 4521 – 1430 ou (11) 4521 – 6922.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo – PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original