‘Bumbo do Japi’ realiza 2ª roda de samba neste domingo (22)

Publicada em 19/03/2015 às 15:11

O Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi realiza neste domingo (22), com apoio da Secretaria de Cultura, a ‘2ª Roda de Samba Contando e Cantando o Samba Paulista’, no Barracão Cultural de Capoeira Idalina, às 15h. A entrada é gratuita.

VEJA MAIS
Secretário de Cultura visita o Circolo Italiano
Criação do museu do Paulista tem apoio da Secretaria de Cultura
Com entrada gratuita, Polytheama traz premiada peça ‘Bruxas da Escócia’

Bumbo do Japi faz apresentação gratuita no Barracão Cultural Idalina

Bumbo do Japi faz apresentação gratuita no Barracão Cultural Idalina

Como diferencial nesta apresentação, o Bumbo do Japi contará com a participação do Samba de Bumbo Vovô da Serra do Japi que, coordenado por Marcio Risonho, pretende ressaltar, ainda mais, as raízes paulistas na apresentação. “Vamos fazer uma brincadeira, lá. Levaremos a zabumba, que é o bumbão, para brincarmos um pouquinho”, comenta Marcio.

Henry Durante, integrante convidado do Bumbo do Japi e pesquisador de cultura popular, ressalta a relevância do projeto. “Nossa intenção é a valorização das matrizes do samba paulista, que é tão característico e vivo na região de Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e também em Jundiaí, que por meio deste projeto fomenta a cultura popular regional”.

Segundo a diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto, a primeira roda de samba obteve um ótimo desempenho durante o tempo de preparação para se chegar ao produto final – que são, hoje, as rodas mensais. “Tivemos um bom retorno. Logo depois da primeira roda de samba o grupo participou do ‘Fórum de Culturas Populares de São Paulo’. Isso foi muito importante para que o ‘Bumbo’ conhecesse outras manifestações culturais”.

Eliane destaca também a abrangência histórica e contemporânea do grupo. “O Bumbo do Japi estuda o samba paulista e suas origens, desde os negros do Oeste paulista que inseriram o instrumento bumbo e tornaram tão peculiar esta vertente do samba, à abertura de espaço para composições autorais”.

O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma – Anhangabaú (Próximo ao Parque da Uva). Mais informações: (11) 4521 – 1430 ou (11) 4521 – 6922.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/19/bumbo-do-japi-realiza-2a-roda-de-samba-neste-domingo-22/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original