1ª fase das obras de habitação no Novo Horizonte está adiantada

Publicada em 20/03/2015 às 15:52

Não dá mais para passar pela região onde se unem os bairros Fazenda Grande e Jardim Novo Horizonte, mais especificamente na avenida Henrique Brunini, e não se dar conta da rapidez com que um novo condomínio residencial ganha forma e características que atribuem um novo cenário para o local. Trata-se das 1088 unidades habitacionais em construção pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), por meio do programa Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista.

O projeto, que faz parte do programa de metas do prefeito Pedro Bigardi para a população de baixa renda, prevê a distribuição dos 1088 apartamentos em 68 torres com três andares, mais o térreo, com 45m² de área, divididas entre cozinha, sala, quartos e lavanderia. A primeira etapa, com 192 unidades, está prevista para ser entregue ainda este ano.

LEIA TAMBÉM
Prefeito dá posse ao novo superintendente da Fumas
Fumas reúne 600 no Novo Horizonte para orientação sobre cadastro

Novo conjunto habitacional da Fumas: obras aceleradas

Novo conjunto habitacional da Fumas: obras aceleradas

Metade dos apartamentos será destinada aos moradores do Novo Horizonte que tiverem de deixar as casas por conta da urbanização. O restante será direcionado a moradores de Jundiaí, cadastrados no Sistema Municipal de Informações Habitacionais (SIMIH).

Na manhã desta sexta-feira (20), uma equipe da Fumas percorreu o canteiro de obras, para acompanhar a evolução dos trabalhos. O engenheiro da Fumas, Antonio Carlos Baldasso, disse que a rapidez das obras se deve a um sistema moderno de construção civil adotado pela empresa Engelux, que possibilita imprimir agilidade ao processo. “Esse sistema permite compartilhar a passagem de todos os dutos hidráulicos e elétricos com a concretagem, ganhando tempo”, explicou.

Baldasso informou ainda que ao lado do condomínio serão implantados lotes comerciais, além de uma nova escola e uma creche.

Cadastramento permitirá diagnóstico

Cadastramento permitirá diagnóstico

Cadastro no Novo Horizonte
A equipe da Fumas, composta também pela assistente social Juliana Hashiguchi e pelos assessores Vinícius Biagi Bossi, Roseli Ferraz e Edna Maria Oliveira Silva, aproveitou a visita para acompanhar o cadastramento realizado no Jardim Novo Horizonte. O trabalho, inclusive, dará apoio ao processo de urbanização do bairro, visando ao reassentamento de famílias e processos de regularização fundiária das moradias.

A elaboração do projeto é financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e, por meio dele, será possível a abertura de pelo menos 35 vias entre a rua Oito e a Estrada Municipal do Varjão. As famílias que ocupam o trajeto dessas vias estão entre as demais que serão transferidas para os apartamentos em construção pela Fumas.

O cadastramento, realizado pela empresa Info Correio, deve durar até meados de abril. Durante as entrevistas com os moradores, são anotadas informações como perfil socioeconômico e dados pertinentes à moradia, como área ocupada, construção, entre outras. Cláudia Ablas, coordenadora desse trabalho, informa que até os animais que vivem no imóvel são apontados no levantamento.

“É um bairro com características bem diversificadas no que diz respeito ao perfil das famílias, por isso o trabalho é bastante minucioso”, conta. Segundo Cláudia, são 14 pessoas fazendo as entrevistas e outras três fazendo a demarcação das residências, com a afixação de uma placa da Fumas.

A funcionária Aneíldes Nascimento Silva, uma das que realizam as entrevistas, disse que o trabalho é bastante tranquilo, até mesmo por conta de a população já ter conhecimento das ações realizadas no bairro. Uma reunião com mais de 600 pessoas foi feita há poucos dias, para informar sobre o cadastramento.

Todas as informações serão processadas pela Fumas para elaboração de um diagnóstico do bairro, identificando número de famílias e de moradias.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/20/primeira-fase-das-1088-moradias-do-novo-horizonte-esta-adiantada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original