Comad promove prevenção à dependência química em empresas

Publicada em 23/03/2015 às 16:49

O “1º Encontro com as Empresas: Prevenção no Ambiente de Trabalho” foi realizado nesta segunda-feira (23), no auditório do Senac, numa iniciativa do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e apoio da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda.

Foram realizadas duas palestras com especialistas sobre dependência química. Representando o prefeito Pedro Bigardi, o assessor especial Vanderlei Victorino reforçou o apoio do governo municipal a causas como essa. “Em nome do prefeito, nos colocamos à disposição da sociedade para pensar em políticas públicas para acolher todos os trabalhadores. Estamos cada vez mais ligados a esta questão, como com o programa Crack, é possível vencer, de grande sucesso na cidade”, reforça.

MAIS COORDENADORIAS
Coordenadoria de Igualdade Racial ganha novo canal
PAT e Coordenadoria se juntam ao INSS para reabilitação
Luta contra a discriminação racial tem flash mob no Centro

Vanderlei: 'Governo Pedro Bigardi envolvido em causas da dependência química'

Vanderlei: ‘Governo Pedro Bigardi envolvido em causas da dependência química’

De acordo com o presidente do Comad, Ednaldo Fernandes, o encontro apresenta a prevenção como um primeiro passo. Ele ressalta ainda que o objetivo é também estimular as empresas a criarem programas internos para recuperação de trabalhadores químicos. “Essa é uma temática que contraria muitos projetos de vida de trabalhadores. A prevenção é o meio mais viável e mais eficaz. A Comad tem diversas iniciativas, além da prevenção, como a reinserção de dependes no mercado de trabalho”, explica.

Emprego
Para o titular da Coordenadoria, Victor Machado, a parceria com o Comad nesse evento é bastante oportuna, já que as empresas enfrentam um crescimento no que diz respeito ao envolvimento dos trabalhadores com álcool e drogas. Para ele, é o momento de a empresa, dentro do seu compromisso de responsabilidade social, cuidar desse trabalhador para poder recuperá-lo não apenas para o trabalho como também para a sociedade.

“Não é só a empresa que vai ganhar, pois a recuperação desse trabalhador vai refletir também na família e na sociedade em que vive”, comenta.

Ednaldo também considera o fato de que a maior parte dos programas de prevenção hoje em dia foca crianças e adolescentes. “O encontro vem também para preencher essa lacuna, para começar a mudar um panorama que não é bom”, diz, referindo-se à dependência química no ambiente de trabalho.

A primeira palestra O papel das empresas na prevenção ao uso indevido de álcool e drogas, foi apresentada pela especialista em dependência química, Carla Maria Montalto. Já o segundo painel Como implantar um programa de prevenção, foi palestrado pelo professor Doutor Anthony Wong, diretor médico e chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas.

Estiveram presentes no evento o diretor presidente da Escola de Governo Gestão, Marcelo Lo Monaco, a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Campos e, representando a Câmara Municipal, o vereador Leandro Palmarini. Participaram também representantes das empresas Grupo Viva, Brasif, Astra, DAE, Helibras, Nova RH, entre outras.

Luiza Ronchi
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/23/comad-promove-prevencao-a-dependencia-quimica-em-empresas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original