Conselho Rural discute papel de ‘produtor de água’

Publicada em 24/03/2015 às 18:29

A importância da zona rural para as cidades, principalmente por conta da produção natural de água, foi o principal tema da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, realizada nesta terça-feira (24).

“A colaboração e o debate entre diversas cidades, especialmente os dez municípios que formam o Circuito das Frutas, tornou-se um ponto essencial dentro do momento atual. O agricultor ainda é visto como um consumidor, enquanto na maior parte das vezes é um produtor de água e de outros benefícios para as cidades”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Avançam preparativos de reflorestamento no rio Jundiaí-Mirim
Jundiaí reúne cidades do Circuito das Frutas para discutir outorga
Vetor Oeste recebe primeira oficina do Plano Diretor Participativo

Reunião tratou importância da agricultura para cada cidade

Reunião tratou importância da agricultura para cada cidade

Com representantes da Associação Agrícola, Casa da Agricultura, Instituto Agronômico, Centro de Frutas, Associação do Circuito das Frutas e outros produtores e entidades, o conselho é um espaço de reflexão sobre políticas públicas. “Nosso foco está no aprimoramento de ações de valorização desse setor”, explica o presidente do Conselho, Antonio Roberto Losqui.

Para o colegiado, o palestrante Daniel Miqueletto apresentou avanços de experiências em andamento em Louveira. O ponto de interesse era o recém-implantado Programa de Fruticultura (Promif), em que serviços calculáveis como a infiltração de água ou o sequestro de dióxido de carbono geram um resultado de R$ 4 mil anuais por hectare aos produtores. “É claro que consideramos os valores de paisagem cênica, de resgate histórico-cultural e de conservação da natureza, mas para os fins mensuráveis esses são os pontos básicos”, explicou.

Em boa parte, também, ele usou elementos aplicados em Jundiaí, como o subsídio de seguro agrícola, as capacitações técnicas, a busca de valor agregado pelo turismo rural, agroindústria ou rede de comercialização e a promoção com festas tradicionais.

O conselho analisou que Jundiaí deve continuar aprofundando os programas (alguns citados até por Louveira como referências, como o Produtor na Praça), mas deve também pensar em meios futuros de incorporar novos valores para o papel do setor rural.

No caso discutido, a fruticultura foi apontada como atividade mais produtora do que outras, como a horticultura. “Mas se queremos consumir alimentos locais, é preciso analisar tecnologias viáveis como gotejamento também para esse setor”, comentou o pesquisador Afonso Peche Filho.

Daniel Miqueletto, palestrante

Daniel Miqueletto, palestrante

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/24/conselho-rural-discute-papel-de-produtor-de-agua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original