Zoonoses intensifica fiscalização em obras de grande porte

Publicada em 25/03/2015 às 18:39

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, intensificou nas últimas semanas a fiscalização em obras e construções de grande porte. O trabalho faz parte das ações de combate, controle e prevenção da dengue no município.

As construções, principalmente de prédios, têm um perfil propício para acúmulo de água e proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Além disso, esse tipo de obra concentra um grande número de trabalhadores, o que preocupa as autoridades sanitárias em caso de ocorrência da doença na região.

LEIA TAMBÉM
Cerest inicia campanha nos postos de combustíveis
Educação e Saúde se unem para combater dengue em escolas
Jundiaí é destaque no controle de tuberculose em programa estadual

Agentes já visitaram mais de 40 obras nas últimas semanas

Agentes já visitaram mais de 40 obras nas últimas semanas

Já realizamos esse trabalho rotineiramente, mas agora, com o número de casos confirmados da doença, temos intensificado algumas ações, inclusive a fiscalização nesses locais. Constatamos que essas construções são um problema crônico”, explicou o agente de zoonoses, Afonso Oliveira. Os locais mais comuns onde é encontrada água parada são poço do elevador, sacadas, lajes e recipientes expostos à chuva.

Nas últimas semanas, as equipes da Zoonoses fiscalizaram mais de 40 obras na cidade. Em todas foram encontrados focos de água parada com larvas do mosquito da dengue. “Aplicamos o auto de infração em 80% dos locais visitados. Em um deles encontramos uma infestação de mosquitos e tivemos de intervir com controle químico”, destacou a autoridade sanitária, Adriano Zonaro.

As obras vistoriadas são revisitadas pelos agentes, que acompanham se as ações para eliminação dos criadouros estão sendo executadas. “Já percebemos que esse trabalho desencadeou uma preocupação das empreiteiras e construtoras, que estão fazendo controle químico nas construções”, disse Afonso. “Mas é preciso continuar a vigilância, só uma nebulização não resolve”, afirmou.

O Programa de Controle da Dengue também oferece treinamento para empresas e grupos interessados em fazer o controle permanente do vetor em seus estabelecimentos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 4521-3629 ou 4521-0660.

Larvas foram encontradas em poça de água em garagem subterrânea

Larvas foram encontradas em poça de água em garagem subterrânea

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí sobre a prevenção à Dengue


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/25/dengue-zoonoses-intensifica-fiscalizacao-em-obras-de-grande-porte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original