Pianista americana se apresenta no Solar do Barão nesta quinta (26)

Publicada em 25/03/2015 às 15:27

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí abre as portas da Sala Professor Jahyr Accioly de Souza, nesta quinta-feira (26), às 20h, para um recital gratuito de piano com a renomada organista e pianista americana Shelly Moorman-Stahltman.

LEIA TAMBÉM
Atrações gratuitas marcam Dia do Teatro e do Circo
Cultura discute ações para ampliar acesso de deficientes
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí reúne memória e arte

Museu Solar do Barão recebe a pianista Shelly

Museu Solar do Barão recebe a pianista Shelly

A musicista vai apresentar um repertório com clássicos de Chopin, Bach, Claude Debussy e Heitor Villa-Lobos. Em Jundiaí, a sala foi sugerida para o recital por comportar muito bem um concerto de câmara, além de possuir um piano de cauda. “A apresentação da renomada Shely Moorman-Stahltman foi aceita de bom grado pelo Museu, pois é uma grande oportunidade para os cidadãos jundiaienses conhecerem o trabalho de tão premiada musicista. É também uma oportunidade inquestionável para difusão da cultura erudita na cidade”, disse o educador do Museu, Alexandre Oliveira.

Shelly veio para o Brasil interessada em criar um projeto de restauração do raro órgão francês que há na Catedral de Jundiaí, do qual existem alguns poucos, como em Campinas, em Itu e outro em Notredame (Paris).

Ela informou que pretende também criar uma sociedade de música após retorno aos Estados Unidos, na qual haveria parceria com os brasileiros em três etapas: no envio de restauradores para estudarem e aprenderem técnicas mais avançadas de restauração; e no intercâmbio de músicos de igrejas e estágios para universitários.

A pianista é bacharel e mestre em música pelo Conservatório de Música da Universidade de Missouri, no Kansas (EUA), e doutora em Artes Musicais pela Universidade de Iowa. Também é professora de música na Lebanon Valley College, em Annville, onde leciona órgão e piano. Em visita ao Brasil, ela já se apresentou em igrejas e faculdades, e ainda se apresenta este ano depois de Jundiaí em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/25/pianista-americana-faz-apresentacao-gratuita-no-museu-nesta-quinta-26/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original