Prefeito apresenta projeto da UPA na região Norte

Publicada em 31/03/2015 às 15:44

Os moradores da região Norte da cidade conheceram na noite dessa segunda-feira (30) o projeto da obra da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que será construída na Vila Hortolândia. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Pedro Bigardi, durante mais uma atividade do programa Prefeitura em Ação.

A apresentação foi realizada no Centro Comunitário da Vila Hortolândia e contou com grande participação dos moradores do bairro e de toda a região. “A unidade de pronto-atendimento vai funcionar 24 horas. Vamos construir quatro unidades, uma em cada região da cidade. Isso vai ajudar a aliviar o Hospital São Vicente, que poderá focar no atendimento de alta complexidade”, explicou o prefeito.

CONFIRA AS FOTOS

MAIS PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO NORTE
Prefeito entrega asfalto no Corrupira
Prefeito inicia vistorias na região Norte
Obras do CEU das Artes estão na reta final
População agradece a chegada do Prefeitura em Ação à região Norte

Prefeito Pedro Bigardi falou sobre a construção de 4 UPAs

Prefeito Pedro Bigardi falou sobre a construção de 4 UPAs

Pedro Bigardi informou ainda que a primeira UPA a ser entregue na cidade será a da Região Oeste, no Jardim Novo Horizonte. “Essa será a maior UPA do Brasil, com mais de 2.500 metros quadrados de área construída. Já fizemos o projeto pensando no futuro. A obra está em fase de acabamento”, disse. As outras UPAs serão na região Sul (Vila Progresso) e na região Leste (Ponte São João).

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, explicou que a proposta é implementar uma nova rede de saúde na cidade, que inclui as UPAs. “Hoje, quando a UBS está fechada, os pacientes só têm o hospital para recorrer. Precisamos de uma porta intermediária 24 horas, que será o papel das UPAs”, disse.

O projeto da UPA da região Norte está em fase de licitação. “O prazo da obra será de 16 meses”, informou José Roberto Aprillanti Junior, secretário de Obras.

O presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, destacou a importância desse momento para a população. “É importante que vocês que estão aqui hoje sejam multiplicadores desse projeto, que vai revolucionar a saúde na cidade.”

Participaram ainda da ação o secretário-chefe de Gabinete, Alan Piccolo, e os secretários: de Administração e Gestão, Dênis Crupe, de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, de Relações Institucionais, Liraucio Tarini Junior, além do comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e dos vereadores Antonio Carlos Pereira Neto (Doca), Paulo Malerba e Arnaldo Ferreira de Moraes.

Projeto
A UPA da região Norte será construída na rua Campinas, número 58, na Vila Hortolândia. O prédio terá 1.544 metros quadrados de área construída, em dois pavimentos. O investimento previsto é de R$ 6 milhões.

A estrutura prevê: seis consultórios médicos, farmácia, sala de classificação de risco, sala de emergência com três leitos, sala de inalação, sala de aplicação de medicamentos, sala de curativo, sala de eletrocardiograma, salas de observação (masculina, feminina e infantil) com nove leitos no total, raio X, sala de coleta de exames laboratoriais, elevador, além de estacionamento com 31 vagas. Toda infraestrutura contará com acessibilidade para usuários e funcionários.

Casarin destacou a importância da obra

Casarin destacou a importância da obra

Programa
O Prefeitura em Ação é coordenado pelo chefe de Gabinete, Alan Picollo. O programa começou em fevereiro com visitas ao Vetor Oeste. Todas as secretarias do governo municipal, além da DAE e da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), estão envolvidas no projeto. O objetivo é realizar uma ação integrada em cada região da cidade com representantes de todas as pastas, que levantam as demandas da população local.

Além das visitas às obras em andamento e finalizadas, estão programados mutirões de limpeza, ações de conscientização para o combate da dengue, programas de saúde, Procon nos Bairros e atividades culturais. A ideia é levar o projeto para uma região diferente sempre na última semana de cada mês.

Niza Souza
Fotos: Fotógrafos PJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/31/prefeito-apresenta-projeto-da-upa-na-regiao-norte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original