Especialistas do Iphan fazem visita técnica ao Complexo Fepasa

Publicada em 01/04/2015 às 18:22

Os arquitetos Cristina Donadelli e Mauro Bondi, da superintendência estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reuniram-se nesta quarta-feira (1º) com o prefeito Pedro Bigardi depois de uma visita técnica em parte das antigas oficinas da Companhia Paulista, que formam o atual Complexo Fepasa.

É muito difícil encontrar alguma família da cidade que não tenha tido alguém envolvido com a história da ferrovia. É uma parte importante do nosso patrimônio e da nossa identidade, por isso estamos buscando meios de melhorar essa relação”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Saúde e serviços ganham força na Região Norte
Moradora resgata história do ‘beco da Ponte Torta’
Jundiaí prepara projeto-piloto de ‘cidade caminhável’

Pedro Bigardi discute o Complexo Fepasa com especialistas

Pedro Bigardi discute o Complexo Fepasa com especialistas

Na visita técnica, articulada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, os especialistas do instituto conheceram parte dos antigos escritórios e oficinas, além do pátio externo e o Museu da Companhia Paulista. E foram recebidos para almoço na cozinha industrial da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).

Grupo discutiu ações e perspectivas

Grupo discutiu ações e perspectivas

De acordo com Cristina Donadelli, um aspecto marcante do local é a riqueza estética mesmo com a degradação de elementos como peças de madeira ou ferro. E Mauro Bondi, experiente no acompanhamento do complexo como bem histórico tombado, confirmou que já está planejando um retorno diante do interesse demonstrado sobre a busca de conservação.

“Eles trouxeram um olhar técnico muito importante e conheceram mais de nossas ideias”, afirmou a secretária Daniela da Camara Sutti.

Grupo de ação
No complexo, a visita contou ainda com o assessor de projetos especiais da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Décio Luiz Pinheiro Pradella, a diretora do Museu da Companhia Paulista, Maria Angélica Ribeiro, e o diretor de Cultura, Jean Camoleze. Na Fumas, juntou-se ao grupo a diretora de Habitação, Tatiana Reis Pimenta. E, no Paço, o secretário de Administração e Gestão, Dênis Crupe.

O complexo conta com área total de 110 mil m² e 40 mil m² de área construída, com parte ocupada por usos como o Museu da Cia. Paulista, a Fumas, Guarda Municipal, Secretaria de Transportes, o Poupatempo, a Fatec Jundiaí, o Celmi e agora também a Estação Juventude.

Antes do encontro com o prefeito Pedro Bigardi, os especialistas visitaram o local em que está sendo desenvolvido o projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/01/especialistas-do-iphan-fazem-visita-tecnica-ao-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original