Dengue: pacientes com sintomas devem procurar unidade de saúde

Publicada em 02/04/2015 às 18:39

A Secretaria de Saúde reuniu nesta quinta-feira (2) os coordenadores da Atenção Básica e dos Pronto-Atendimentos para reforçar os procedimentos da rede municipal de saúde para o acolhimento de pacientes com sintomas de dengue. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento oferecido pela rede.

A principal orientação é a de que os pacientes com sintomas da doença procurem uma unidade de saúde, que está preparada para acolher os sintomáticos e realizar os primeiros procedimentos. A maioria dos casos é resolvida na própria unidade, sem a necessidade de encaminhamento para um Pronto-Atendimento ou hospital.

MAIS SAÚDE
UBSs têm programação especial para Dia da Saúde

Cerest vai receber mais de 15 mil comerciários para treinamento

Coordenadores participaram de reunião para tratar da dengue

Coordenadores participaram de reunião para tratar da dengue

Durante a reunião, os profissionais das diretorias de Vigilância em Saúde e da Atenção em Saúde também discutiram protocolos e fluxos de atendimento para os casos de sintomas da doença. “O importante é que a unidade de saúde deve ser a porta de entrada dos pacientes. Após a avaliação dos profissionais, se necessário, o paciente é encaminhado para os serviços secundários, os Pronto-Atendimentos, ou terciários, os hospitais”, reforço a diretora de Ações de Saúde, Luciana Togni.

A diretora de Vigilâncias em Saúde, Rosa Monetti, também frisou a importância dos profissionais das unidades em orientar os pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados em casa. Segundo ela, 80% dos casos positivos de dengue investigados pelo Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses tinham criadouros em casa.

Confira algumas dicas do Centro de Zoonoses:

Dicas para eliminar criadouros:

– Guarde pneus em locais secos e cobertos
– Mantenha o lixo tampado
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo
– Tempe as caixas d’água
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis
– Tampe os ralos
– Limpe os terrenos
– Não use pratos nos vasos de planta

Principais sintomas da dengue:

– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos
– Falta de apetite
– Dores nas articulações
– Fraqueza
– Manchas pelo corpo

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/02/dengue-pacientes-com-sintomas-devem-procurar-unidade-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original