Prefeitura em Ação entra na guerra contra a dengue

Publicada em 04/04/2015 às 18:07

A Prefeitura de Jundiaí realiza na próxima quarta-feira (8) o programa ‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’. O objetivo é mobilizar todas as secretarias em uma grande ação efetiva e coordenada em toda a cidade para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

SAIBA MAIS SOBRE O PREFEITURA EM AÇÃO

LEIA TAMBÉM
Dengue: pacientes com sintomas devem procurar unidade de saúde

Foco do mosquito transmissor pode estar em qualquer lugar

Foco do mosquito transmissor pode estar em qualquer lugar

Serão realizadas visitas casa a casa, com foco nos bairros onde há maior incidência de casos e notificações de moradores com sintomas da doença. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos vai se mobilizar num mutirão de limpeza nas áreas e terrenos públicos, parques e praças.

“Pedimos a colaboração de todos nessa luta. Vale destacar a importância de cada morador olhar o quintal e eliminar recipientes com água parada”, destaca o prefeito Pedro Bigardi.

Apesar de o número de casos em Jundiaí ser considerado baixo em relação a outros municípios vizinhos, é importante não descuidar. “Temos de estar alertas e essa mobilização é uma forma de chamar a atenção de todos para os cuidados e prevenção”, reforça o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

Perfil
Este ano, o perfil epidemiológico da dengue mudou. Vários municípios do País, principalmente no Estado de São Paulo, estão com transmissão desde o início de 2015, diferentemente de outros anos – quando os casos começavam a aparecer em março e abril.

Em consequência disso, a Prefeitura de Jundiaí antecipou para fevereiro o evento “Dengue, aqui não!”, organizado em parceria com o 12º GAC para o combate da doença, tradicionalmente realizado em abril. Na ocasião, foram visitados cerca de 10 mil domicílios. As equipes orientaram a população a identificar e eliminar criadouros e focos do mosquito. Agora, para reforçar o combate à dengue, a Prefeitura realiza mais essa ação de mobilização.

Vale destacar que as pessoas com sintomas da dengue (principalmente febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde.

Algumas dicas para eliminar criadouros:

– Guarde pneus em locais secos e cobertos
– Mantenha o lixo tampado
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo
– Tampe as caixas d’água
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis
– Tampe os ralos
– Limpe os terrenos
– Não use pratos nos vasos de planta

Principais sintomas da dengue:

– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor no fundo dos olhos
– Falta de apetite
– Dores nas articulações
– Fraqueza
– Manchas pelo corpo

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/04/prefeitura-em-acao-entra-na-guerra-contra-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original