Capacitação integra agentes de trânsito e policiais

Publicada em 06/04/2015 às 16:02

A integração entre a Prefeitura de Jundiaí e as forças de segurança para proteção da população deu mais um passo importante. Agentes de trânsito e policiais militares vão trabalhar juntos, em um convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O início da capacitação de PMs dos dois batalhões da cidade – 11° e 49° BPM/I – foi realizado no Complexo Fepasa, na manhã desta segunda-feira (6).

LEIA TAMBÉM
Futuro da cidade segue como tema em oficinas territoriais
Moradores se orientam sobre leis nas oficinas do Plano Diretor

Capacitação integra agentes de trânsito e policiais para maior segurança

Capacitação integra agentes de trânsito e policiais para maior segurança

O coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, salientou a importância da integração das polícias e da Guarda Municipal, conforme determinação do prefeito Pedro Bigardi.

“Este convênio é um marco importante do trabalho do GGIM, que faz parte do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Vamos discutir diretamente com a sociedade e as forças de segurança as melhorias para todos”.

De acordo com o diretor da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Prefeitura, Thiers Costa Marques Neto, 250 policiais militares credenciados passarão por este período de instruções sobre o Manual de Fiscalização de Trânsito.

“Ao atuar integrados nas ruas, eles vão cumprir o objetivo de garantir a fluidez, segurança e conscientização no trânsito. Essa integração vai além do poder da PM de autuar, até porque nosso objetivo é o de multiplicar a educação no trânsito”, explica.

O diretor ainda ressalta a importância do convênio para a diminuição dos acidentes e número de mortes no trânsito.

PMs e agentes vão trabalhar integrados

PMs e agentes vão trabalhar integrados

Credenciados
O convênio não envolve recursos financeiros e tem como objetivo que o município delegue ao Estado a execução de atribuições que constam no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, policiais militares serem credenciados como autoridades do trânsito também no âmbito das leis municipais.

O representante do 11° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) de Jundiaí, o primeiro tenente Edi Carlos Ferreira Pinto, frisa a importância da cooperação entre as forças.

“Agora a PM tem competência para fiscalizar no âmbito municipal. O mais importante é a contribuição na orientação do trânsito e a cooperação mútua entre policias e agentes, como por exemplo, no uso de equipamentos como o decibelímetro e o etilômetro”, afirma.

Aprovado em setembro de 2014, o convênio garante também a disponibilidade de acesso dos boletins de ocorrências da Polícia Militar para análise e elaboração de dados estatísticos, norteando ações educativas, de fiscalização e engenharia realizadas pela Secretaria de Transportes.

A capacitação vai até 17 de abril, ministrada pelo agente de trânsito Vagner Quintilliano. Também estiveram presentes na abertura o primeiro tenente Osvaldo Rodrigo Guarizo, do 49º Batalhão da Polícia Militar, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari.

Luiza Ronchi
Fotos: Divulgação e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/06/capacitacao-integra-agentes-de-transito-e-policiais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original