DAE Jundiaí realiza encontro técnico sobre questões hídricas

Publicada em 07/04/2015 às 13:13

A DAE Jundiaí realiza nesta sexta-feira (10) o 1º Encontro Técnico, das 9h às 13h, no auditório Planeta Água. Haverá participação de especialistas de diferentes segmentos que discutirão o tema “Qual o Futuro que Queremos para as Questões de Água na Região de Jundiaí?”. O evento tem parceria com o Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP), Instituto de Pesquisas da Civilização Yoko (IPCY), TV Japi e Ciesp Jundiaí.

Entre os palestrantes está Tércio Ambrizzi, diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da (IAG-USP) e professor titular do Departamento de Ciências Atmosféricas em Dedicação Integral no mesmo Instituto. Ele é autor principal de um dos relatórios de mudanças climáticas regionais encomendados pelo Ministério do Meio Ambiente em uma parceria entre USP e CPTEC/INPE.

LEIA TAMBÉM
Saúde e serviços ganham força na Região Norte
‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’ sairá do Paço

Jamil Yatim: "Jundiaí é exemplo de boa gestão da água"

Jamil Yatim: “Jundiaí é exemplo de boa gestão da água”

Também participam Hugo Penteado, economista e autor do livro “Ecoeconomia – Uma Nova Abordagem” (Ed. Lazuli, 2003), e Paola Lo Mônaco, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que irá abordar o uso de águas residuárias na agricultura.

A intenção de reunir profissionais de diferentes áreas, segundo o diretor presidente da DAE, Jamil Yatim, é atrair formadores de opinião, empresários, políticos, acadêmicos e estudantes para a discussão das questões hídricas do Estado e conscientizar toda a população sobre a importância do uso racional.

“A severa estiagem que algumas cidades do Sudeste passaram acionou o sinal de alerta: a água é um recurso esgotável”, afirma Jamil. “Jundiaí passou pela crise em 2014 e foi até citada como exemplo de boa gestão hídrica, mas devemos lembrar que ainda estamos atentos. Discutir o bom uso da água, seja na agricultura, na indústria ou em outros segmentos, é importante para preparar o ambiente que ficará com as novas gerações.”

LEIA MAIS
Represa de Jundiaí chega a 100% de sua capacidade
Água: Prefeito Pedro Bigardi é entrevistado por revista nacional

Represa de abastecimento: capacidade total

Represa de abastecimento: capacidade total

Iniciativa
O professor e coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA/USP), José Roberto Kassai, lembra que a ideia deste encontro em Jundiaí surgiu em dezembro de 2014, durante o evento Década Internacional de Ação Água para a Vida (ONU-2005/2015), realizado na FEA/USP para discutir as questões hídricas em São Paulo.

Jundiaí tem uma situação invejável se comparada com outras cidades, mas num hipotético colapso hídrico, por exemplo de São Paulo, toda a situação teria que ser repensada de forma regional e coletiva. Afinal, estamos todos no mesmo barco e devemos tratar com respeito e gratidão deste recurso que não tem substituto.”

Os interessados em participar do Encontro Técnico devem fazer as inscrições gratuitas pelo email comunicação@daejundiai.com.br. As vagas são limitadas.

A DAE Jundiaí fica na Rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500, Vila Hortolândia.

PROGRAMAÇÃO
8h
– Credenciamento;
9h – Abertura do evento;
9h20 – A SITUAÇÃO HÍDRICA DE JUNDIAÍ – Aray Martinho – Diretor de Mananciais DAE Jundiaí;
9h50 – Perguntas;
10h – MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AS QUESTÕS HÍDRICAS – Tércio Ambrizzi – Professor do IAG/USP;
10h20 – Perguntas;
10h30 – Intervalo;
10h50 – ECONOMIA ECOLÓGICA E A SITUAÇÃO HÍDRICA – Hugo Penteado – Mestre em Economia pela FEA/USP;
11h10 – Perguntas;
11h20 – APROVEITAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA AGRICULTURA – Paola Lo Monaco – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/ES;
11h40 – Perguntas;
11h50 ÁGUA e a INDÚSTRIA – Ciesp Jundiaí/Nova Opersan;
12h40 – Perguntas e respostas;
13h – Encerramento;

Assessoria de Imprensa DAE
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/07/dae-jundiai-realiza-encontro-tecnico-sobre-questoes-hidricas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original