Manutenção da iluminação é tema de debate da segurança pública

Publicada em 08/04/2015 às 15:44

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) discutiu nesta quarta-feira (8) a questão da iluminação pública no município. A melhoria no serviço e redução de pontos apagados amplia a segurança na cidade. A empresa responsável Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Secretaria de Serviços Públicos se comprometeram em agilizar o serviço de manutenção em Jundiaí.

A reunião contou com a participação do juiz Jefferson Barbin Torelli, responsável pelas Varas de Execuções Criminais e da Infância e Juventude de Jundiaí.

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Discussões feitas pela Prefeitura auxiliam a segurança

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Desde janeiro deste ano, por conta de exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os ativos de iluminação seriam passados para a responsabilidade do poder público. No entanto, no início de fevereiro, a Prefeitura de Jundiaí conseguiu por efeito de liminar da Justiça que a CPFL siga executando essa manutenção até a conclusão da licitação – já em andamento – realizada pela Secretaria de Serviços Públicos.

Atualmente, são 47 mil pontos de iluminação pública na cidade e a companhia calcula que 5% necessitem de manutenção. “Infelizmente, em janeiro e fevereiro os serviços foram realizados de maneira emergencial. Por conta disso, o número de pontos apagados acabou subindo”, explica o gerente de negócios jurídicos da CPFL, Fernando Monteiro.

Para sanar o problema, de acordo com o diretor de iluminação pública da Prefeitura de Jundiaí, Marcelo Cardoso, Prefeitura e CPFL mantém relação para solucionar os casos e já realizaram mutirões, que irão se repetir. “Temos trabalhado para dar mais agilidade ao trabalho de troca das lâmpadas apagadas”, explica.

Cardoso contou que recentemente, a Prefeitura solicitou à CPFL 500 pedidos de manutenção, todos atendidos. Agora, outros 710 foram pedidos e devem ser executados em breve.

Mais segurança
O assunto foi tratado com tamanha preocupação pelo GGIM porque está diretamente ligado à segurança da cidade. “A ideia é que a população ande nas ruas e use os equipamentos públicos com tranquilidade. Com as áreas bem iluminadas, é possível, por exemplo, notar quando há alguém estranho à rotina daquela comunidade para que os órgãos de segurança sejam informado”, destacou o coordenador do GGIM, José Carlos Pires.

Assim como ele, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, lembrou que a conservação da cidade é importante. “Nós atuamos em parceria para colaborar com a Secretaria de Serviços Públicos. Durante as rondas, são levantadas questões como falta de iluminação e outras questões para que os serviços sejam realizados.”

Segundo Marcelo Cardoso, só a Secretaria de Serviços Públicos atendeu em janeiro 69 solicitações relacionadas à manutenção da iluminação pública. Em fevereiro foram 90 e, em março, 113. “Mesmo com a liminar, conversamos muito com a CPFL e estamos colaborando para que a cidade fique mais segura e iluminada.”

O próximo encontro do GGIM está marcado para 13 de maio, com temas relacionados a roubo de cargas e população de rua. Além disso, já estão sendo realizadas as reuniões da câmara temática de operações especiais, sempre quinzenalmente. A próxima é dia 14 de abril.

Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/08/manutencao-da-iluminacao-e-tema-de-debate-da-seguranca-publica/

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