Palestra prepara equipe para ‘Ação Contra a Dengue’

Publicada em 08/04/2015 às 11:42

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses realizou, nesta terça-feira (7), a capacitação para três grupos de funcionários da Prefeitura de Jundiaí. As equipes participam nesta quarta (8) do programa “Prefeitura em Ação Contra a Dengue”, com início previsto para as 8h no Paço Municipal e a proposta de mobilização de todas as secretarias e da sociedade em geral.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti. São mais de 200 pessoas envolvidas na iniciativa.

A palestra foi destinada aos chamados multiplicadores e atingirá funcionários das secretarias de Serviços Públicos e Esporte e Lazer.

LEIA TAMBÉM
‘Prefeitura em Ação Contra a Dengue’ sairá do Paço
Dengue: pacientes com sintomas devem procurar unidade de saúde

Capacitação foi ministrada nesta terça-feira (7)

Capacitação foi ministrada nesta terça-feira (7)

“A palestra é importante para eles terem uma visão sobre a doença na rotina de trabalho. A ideia é que sejam agentes multiplicadores de informação. Por isso, passamos a eles quais são as formas de prevenção no local de trabalho, assim como a identificação de possíveis criadouros”, explicou o palestrante Luis Gustavo Grijota Nascimento, veterinário da Zoonoses.

O diretor de Limpeza Pública, Lucas Aparecido Rodrigues, participou da palestra. “A limpeza de terrenos e lugares públicos é um trabalho rotineiro da secretaria de Serviços Públicos. Vamos colaborar com a ação criando uma equipe extra para trabalhar com a Zoonoses”, afirmou.

Wellington Rodrigues da Silva, o Keko, administrador do Centro Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami, participou do evento e comentou: “No Dal Santo sempre fazemos limpeza do local e neste dia vamos também informar os frequentadores do centro esportivo sobre a dengue”.


No período da tarde, as palestras foram de agentes comunitários sobre a ação em locais que não são os territórios de trabalho, e por fim, os enfermeiros das unidades básicas de saúde receberam treinamentos de protocolo e atendimento de pessoas com sintoma da doença que chegam às UBSs.

Ação contra a dengue
Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde contará com 19 equipes, que farão o trabalho de visitas nas casas, com foco nos bairros onde há maior incidência de casos e notificações de moradores com sintomas da doença. Já a Secretaria de Serviços Públicos fará vistorias em praças e espaços públicos, além de uma equipe focada na limpeza de terrenos particulares abandonados.

Os 20 centros esportivos de Jundiaí também contarão com limpezas feitas pelos administradores e a Secretaria de Transportes fará mutirões no Complexo Fepasa e nos terminais de ônibus.

As 51 escolas municipais de ensino fundamental que envolvem mais de 20 mil alunos também participarão desta grande ação vistoriando as dependências das instituições.

A população também fazer parte da iniciativa enviando fotos por meio de mensagem privada (inbox) na página do Facebook da Prefeitura de Jundiaí.

Apesar de o número de casos em Jundiaí ser considerado baixo em relação a outros municípios do mesmo porte, é importante não descuidar.

Agentes da Zoonoses buscam possíveis criadouros do mosquito

Agentes da Zoonoses buscam possíveis criadouros do mosquito

Fabio Frattini Manzini
Fotos: Cleber de Almeida e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/08/palestra-prepara-equipe-para-o-prefeitura-em-acao-contra-a-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original