Nos cemitérios, batalha contra a dengue é reforçada

Publicada em 10/04/2015 às 17:50

Por determinação do prefeito Pedro Bigardi, a Prefeitura de Jundiaí está travando, dentro do programa Prefeitura em Ação, uma batalha contra a dengue na cidade. E, nos cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro, não tem sido diferente. Os espaços que realizam cotidianamente ações para evitar o Aedes aegypti intensificaram esse tipo de trabalho.

Segundo o superintendente adjunto do serviço funerário municipal, Lázaro Ribeiro, equipes têm vistoriado os ambientes. Além disso, há faixas educativas expostas aos visitantes. “O trabalho de monitoramento é diário. Os administradores dos cemitérios formaram equipes que vistoriam os túmulos e áreas no geral para avaliar se há presença de focos.”

LEIA TAMBÉM
Prefeitura em Ação visitou quase 6 mil imóveis
Gerentes das UBSs participam de palestra sobre dengue
Saúde atualiza protocolo de procedimento para suspeita de dengue

Área na qual há bebedouro dos gatos é vistoriada diariamente

Área na qual há bebedouro dos gatos é vistoriada diariamente

De acordo com ele, até o momento nenhum foco foi encontrado. “Estamos ainda orientando os visitantes sobre os cuidados relacionados a vasos com plantas e temos tido retorno positivo. As pessoas estão colaborando.”

Lázaro explica que, em vasos com plantas artificiais, o ideal é colocar cimento. Já em plantas naturais, os vasos devem ter furos para a saída de água. “Vale destacar que vários túmulos nos quais há floreira fixa, existe um sistema de escoamento de água.”

Como nos cemitérios vivem alguns gatos, todos monitorados pela Coordenadoria do Bem Estar Animal (Cobema), há vários bebedouros. “Os funcionários fazem a troca e limpam os locais diariamente.”

Com relação a túmulos abertos, onde não há corpos sepultados, a superintendência está adaptando um sistema de bombeamento que fará a sucção da água. “Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Epidemiológica nos fazem visitas frequentes para avaliar a situação.”

Prefeitura em Ação
O programa Prefeitura em Ação Contra a Dengue, realizado nessa quarta-feira (8), superou as expectativas. Foram visitados 5.811 domicílios, em 34 bairros diferentes. A meta inicial era visitar 4,5 mil casas. Além disso, foram recolhidas mais de 200 toneladas de entulhos de diversas áreas (terrenos vazios, ruas e outros locais).

Coordenada pelo Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, a ação contou com a participação e envolvimento de todas as secretarias da administração pública.

Segundo o levantamento da Zoonoses, com as 19 equipes, foram coletadas larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, em 22 bairros. Em 12 não foram encontrados criadouros com larvas.

O levantamento mostra ainda que o grande vilão ainda é o pratinho de plantas. Dos criadouros encontrados, 30% eram em pratos, 20% latas e 15% lonas. Foram encontrados criadouros também em pias (10%), potes plásticos (10%), sacos plásticos (5%), garrafas (5%) e baldes (5%).

Além das visitas casa a casa, a ação também contou com o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos, que recolheu 200 toneladas de entulho no Jardim São Camilo, Sorocabana e Estrada da Boiada.

Além disso, as equipes realizaram roçada de mato e drenagem e tubulação de poças de água com o objetivo de minimizar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Os centros esportivos também entraram em guerra contra o mosquito da dengue. Todos os 20 locais públicos passaram por pente fino.

Visitantes são orientados a colocar cimento em vasos de plantas artificiais

Visitantes são orientados a colocar cimento em vasos de plantas artificiais

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/10/nos-cemiterios-batalha-contra-a-dengue-e-reforcada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original