População marca presença em audiência pública no Centro

Publicada em 16/04/2015 às 13:53

Representantes de conselhos, sindicatos, associações e moradores da região central participaram, na noite dessa quarta-feira (15), da segunda audiência pública sobre o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, realizada na Emeb Marcos Gasparian.

“Os encontros têm sido bastante produtivos porque os munícipes estão participando e trazendo contribuições para o plano. São eles que vivenciam a realidade de cada região”, disse o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), José Carlos Pires, ao afirmar que o plano já foi apresentado para mais de 800 pessoas.

LEIA TAMBÉM
‘Lei do Pancadão’: Agentes e policiais são capacitados
Programa ‘Força no Esporte’ leva estudantes ao quartel

Plano foi apresentado aos participantes da audiência

Plano foi apresentado aos participantes da audiência

O presidente do Conselho de Segurança Barão de Jundiahy, Roberto Felipozzi, diz que a iniciativa de dar voz para a população é de extrema importância. “As pessoas precisam se atentar dessa oportunidade e participar dos encontros, porque não adianta ficar em casa reclamando nas redes sociais”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (delegacia em Jundiaí), Luiz Antonio Pellegrini Bandini, destacou que é uma função da gestão pública desde a Constituição Federal de 1988, realizar audiências públicas para debater os mais variados temas. “E a participação da população é essencial, porque sabemos que a segurança é uma função do Estado, mas é obrigação do cidadão fazer a sua parte ao se preocupar em conhecer seu vizinho, manter um terreno particular limpo, entre outras ações”, disse.

Judite Félix de Lima, 56 anos, mora no Centro há mais de 20 anos e diz que é preciso dar mais vida à região, principalmente depois que o comércio fecha. “É muito complicado sair à noite, porque o movimento que estamos acostumados a ver durante o dia não existe nesse horário.”

O encontro contou com a presença da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara, da secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari, do comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o diretor presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco e o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari, além de representantes do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) “Grupo Barão de Jundiahy” e dos conselhos de segurança Japy e Leste.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade.

Os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir as sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será neste sábado (18), às 9h30, na Emeb Prof. Carlos Foot Guimarães, no Jardim Santa Gertrudes.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco; reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social; prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal; regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/16/seguranca-populacao-marca-presenca-em-audiencia-publica-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original