Importância do brincar é abordada em palestra

Publicada em 23/04/2015 às 16:03

A Secretaria de Educação de Jundiaí promoveu uma palestra com a educadora Renata Meirelles, idealizadora do projeto “Território do Brincar.” O encontro foi realizado nesta quinta-feira (23) e faz parte das atividades desenvolvidas pelo “Centro de Imaginação e Estudos da Infância Moinhos de Vento”, experiência de formação inovadora implantada na rede municipal de ensino. O secretário de Educação, José Renato Polli, prestigiou o evento.

MAIS EDUCAÇÃO
Isenção de taxa de vestibulinho do Instituto Federal vai até domingo

Palestra da educadora Reinata Meirelles aborda o 'Território do Brincar'

Palestra da educadora Reinata Meirelles aborda o ‘Território do Brincar’

Durante dois anos, Renata e o documentarista David Reeks percorreram o País para documentar as brincadeiras que as crianças fazem nas diferentes regiões. “Trata-se de um projeto de pesquisa de difusão e registro do que elas brincam, fazem em seus momentos espontâneos, e o que isso tem a nos dizer enquanto educadores. As crianças têm muito a nos ensinar”, ressaltou durante o evento que reuniu mais de 300 pessoas no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Imaginação e Estudos da Infância, Rita Rozeno, a palestra segue a linha dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo para sensibilizar a equipe escolar sobre a importância do brincar dentro das creches. “Estamos discutindo o currículo da Educação Infantil 1, segmento que compreende de 0 a 3 anos, e é importante que todos entendam que a criança aprende pela experiência. A Renata traz um trabalho fantástico para compartilhar conosco e isso vai enriquecer nosso dia a dia.”

Formação
O “Centro de Imaginação e Estudos da Infância Moinhos de Vento” foi implantado em março deste ano. A iniciativa da Secretaria de Educação nasceu para envolver todos os profissionais que atuam com crianças de até 3 anos: professores, agentes de desenvolvimento infantil, diretores, coordenadores pedagógicos, cozinheiros e agentes operacionais de creches. É um projeto de formação que agrega o conhecimento externo e teórico à prática do dia a dia, adquirida nas unidades escolares. Além de palestras e cursos, várias atividades estão sendo desenvolvidas.

Roberta de Sá
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/importancia-do-brincar-e-abordada-em-palestra/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original