Plano de Segurança é debatido na região do Jardim do Lago

Publicada em 23/04/2015 às 18:33

A região do Jardim do Lago recebeu, na noite desta quarta-feira (22), a quarta audiência pública para discutir o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Moradores, comerciantes e autoridades contribuíram com sugestões.

Para o coordenador-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires, os encontros têm sido produtivos pela participação efetiva da população. “São eles que vivenciam a realidade de cada região.”

LEIA TAMBÉM
Jundiaí prepara campanha de vacinação contra gripe
Centro de Línguas abre inscrições na quarta-feira (29)
Novo Horizonte: o sonho da casa própria está próximo

Moradores e comerciantes participaram na quarta audiência pública

Moradores e comerciantes participaram na quarta audiência pública

O gráfico aposentado Brasílio Antônio é morador do Jardim Estádio há 32 anos e disse ser a primeira vez que uma administração pública se dispõe a ouvir os problemas de cada região, assim como as sugestões para aumentar a sensação de segurança. “A comunidade é a principal vítima da violência e, por sofrer, acaba se afastando das discussões sobre segurança”, afirma.

Já o empresário Aguimar Pinto da Silva, morador do bairro Cidade Jardim há 35 anos, diz que é preciso aproveitar a oportunidade de debater um assunto problemático em todo o País. “A mudança deve ocorrer na educação e não esperar resultado imediato. Investimentos feitos nessa área hoje serão sentidos nos próximos 20 anos, além do mais, precisamos de leis mais rígidas”.

O encontro contou com a presença do comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e do comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) “Grupo Barão de Jundiahy”, tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Segundo o prefeito Pedro Bigardi, a participação da população é essencial para elaboração de estruturas e diretrizes que atendam aos anseios de todos.

Os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir a sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será domingo (26), às 9h30, na Emeb Deodato Janski, no Jardim São Camilo.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê retirar os jovens de grupos em situação de risco, reduzir a população em situação de rua e as áreas de vulnerabilidade social, prevenir a violência nas escolas e reduzir os crimes contra a vida, dentre outros desafios.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/plano-de-seguranca-e-debatido-na-regiao-do-jardim-do-lago/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original