Novo Horizonte: o sonho da casa própria está próximo

Publicada em 23/04/2015 às 18:10

A manhã desta quinta-feira (23) foi de boas notícias para a moradora do Jardim Novo Horizonte Roseli Ferreira França, de 34 anos. Ela reside no bairro desde que nasceu e faz parte do grupo de 200 famílias que, no segundo semestre, mudará para uma das 1088 unidades habitacionais em construção pela Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) na região.

A saída dela, marido e filhos da pequena casa onde moram faz parte do projeto de urbanização do bairro, que conta com muitos casos de ocupação irregular. No caso de Roseli, a residência está em área de risco, embaixo do “linhão” pelo qual passa uma rede de alta tensão. “Estou muito feliz com a notícia. É o começo de uma vida nova. Agora teremos algo nosso.”

LEIA TAMBÉM
Nos cemitérios, batalha contra a dengue é reforçada
Fumas sorteia unidades habitacionais no Jardim das Tulipas

Moradores estão sendo entrevistados e recebendo orientações da Fumas

Moradores estão sendo entrevistados e recebendo orientações da Fumas

Assim como ela, Rosineide Santos da Silva, de 32 anos, está ansiosa para dar esse novo passo, ao lado das duas filhas. “Moro há dez anos no bairro. Felizmente estamos recebendo atenção e sairemos da área de risco.”

A Fumas tem feito um trabalho de casa em casa no Novo Horizonte. Primeiro, cadastrou e identificou todas as residências em área de ocupação irregular. Agora, o engenheiro Antônio Carlos Baldasso e as assistentes sociais Edna Maria de Oliveira Silva e Juliana Hashiguchi estão conversando com as famílias residentes em áreas de risco e locais nos quais haverá a necessidade de saída por conta da abertura de ruas. “Estamos verificando quais são as famílias que atendem aos critérios do Minha Casa Minha Vida para que elas sejam encaminhadas aos apartamentos”, explica Antônio.

Para se enquadrar, é necessário ter renda de até R$ 1.600, ser morador do Novo Horizonte há mais de cinco anos, além de estar inserido no Cadastro Único. “Caso não entre nesses quesitos, há a opção de mudança para outra casa no próprio bairro e, em último caso, o auxílio-aluguel. É importante frisar que nenhuma família ficará desamparada”, destaca Juliana.

Durante as visitas, a equipe da Fumas realiza uma entrevista com o morador e o questiona sobre o interesse ou não de mudar para as unidades habitacionais. Além disso, a casa é fotografada. Caso os moradores tenham dúvidas, podem abordar os agentes da Fumas no bairro ou contatar a Fundação.

Todas as pessoas que passam por esse processo estão sendo convidadas a conhecer as unidades habitacionais. A data da visita será definida nos próximos dias.

Na primeira fase do empreendimento, serão entregues 384 unidades habitacionais, sendo parte para os moradores do bairro que precisarão ser realojados e parte para as famílias cadastradas no Sistema Municipal de Informações Habitacionais (SIMIH) sorteadas no próximo dia 1º de maio, no Estádio Doutor Jayme Cintra.

Luana Dias
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/novo-horizonte-o-sonho-da-casa-propria-esta-proximo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original