Prefeitura discute reforços na saúde básica

Publicada em 23/04/2015 às 18:04

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (23) as quatro reuniões regionais das equipes multidisciplinares, que são os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), voltados a reforçar o papel da saúde básica nas 37 unidades da rede em toda cidade.

“Estamos trabalhando para mudar a lógica de número de procedimentos dos convênios, por exemplo, pela busca da produção de saúde”, afirma a diretora de Ações em Saúde, Luciana Togni Surjus.

MAIS SAÚDE
Jundiaí prepara campanha de vacinação contra gripe

Saúde convoca cães e gatos da Isabel Eber para vacinação
Saúde amplia equipes e ações do Núcleo de Apoio à saúde da família

Muitos setores de saúde participam de cada reunião sobre a atenção básica

Muitos setores de saúde participam de cada reunião sobre a atenção básica

Os encontros, que voltam a ser realizados nesta sexta (24), promovem esse diálogo a partir da criação do quarto núcleo NASF, completando a distribuição entre as 37 unidades principais da rede de serviços voltados para as práticas integrativas, a saúde mental, a nutrição, a reabilitação e a orientação de cuidados para idosos e pessoas com deficiência.

Participam dos encontros os mais diversos serviços da Secretaria de Saúde, além de representantes de setores paralelos como a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência ou a Coordenadoria do Idoso.

Um dos eixos de trabalho é evitar na rede pública o formato fragmentado de atendimento aos problemas mais comuns, considerando cada pessoa como um ser humano integral (e inclusive com saberes que podem ser integrados ao tratamento).

Para Luciana, o SUS deve reforçar seu foco na produção de saúde

Para Luciana, o SUS deve reforçar seu foco na produção de saúde

Fitoterapia
Um dos exemplos desse caso de diversos saberes está em um dos campos da saúde básica de Jundiaí, que estará presente como convidada ao 1º Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Cidade de São Paulo, dia 16 de maio. Os trabalhos apresentados serão a implementação de plantas medicinais em unidades de saúde e o empoderamento e autocuidado pela capacitação em rodas de chá, ambos implementados a partir de 2014.

De acordo com a coordenadora de práticas integrativas, Mirian Sanfelice, e a farmacêutica Ana Cláudia Rodrigues Jordão, o resgate do saber popular e tradicional em terapias, integrado ao saber científico, é preconizado pelo Ministério da Saúde. No caso das plantas aromáticas, seu uso em substituição ao sódio também é orientado pelo setor de nutrição.

NASF
Implementadas em 2013, as equipes NASF passam a ganhar abordagem mais ampla de reforço para toda a saúde básica a partir de maio de 2015. Cada equipe itinerante entre as unidades de sua região pode contar com nutricionista, psicólogo, assistente social, educador físico, fisioterapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.

O trabalho capilarizado é também apoiado pela rede de agentes comunitários de saúde, que formam a base da Estratégia de Saúde da Família.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/prefeitura-discute-reforcos-na-saude-basica/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original