Dia da Cidadania vai agitar a região do Jardim Tamoio

Publicada em 24/04/2015 às 16:54

Um dia inteiro de atividades sociais, esportivas e de cidadania para agitar a região do Jardim Tamoio, em Jundiaí. É o “Dia da Cidadania – a Rede na Comunidade”, que será realizado neste sábado (25), na escola municipal Professora Judith Almeida Curado Arruda – rua José Seckler Machado, 500, bairro Cidade Nova – das 9h às 16h. A população estimada dos bairros Jardim Tamoio, Cidade Novo e Núcleo Balsan é de 30 mil habitantes.

Confira a programação completa
Atividades culturais e recreativas do Dia da Cidadania

Oficina de Maracatu é uma das atividades

Oficina de Maracatu é uma das atividades

A programação contempla orientação sobre benefícios previdenciários, atendimento e orientação jurídica, palestra sobre guarda e responsabilidade com animais, emissão de identidade, além de aferição de pressão arterial e testes de diabetes, corte de cabelo e manicure e oficinas de artesanato, entre outras ações.

Para as crianças e adolescentes haverá oficina de teatro, capoeira, Maracatu, dança circular, Zumba, jogos e brincadeiras. São previstas mais de 20 atividades ao longo do dia. Mais de 200 voluntários estarão envolvidos.

A ação é organizada pela Rede Intersetorial do Jardim Tamoio e terá a participação de vários órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades sociais. Já estão confirmados o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tamoio, UBS Tamoio, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Consultório de Rua, escola municipal, Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Secretaria de Cultura, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema), Procon, Defensoria Pública, CIC, INSS, Senac, Sebrae, Pastoral da Criança, Cáritas Diocesana, Cesprom, Associação de Moradores e Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta).

“O Dia da Cidadania marca um dos objetivos dessa administração que é ter as ações do governo mais próximas da população”, afirma a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore, ao destacar a importância de reunir, em uma única ação, órgãos municipais, estaduais e federais.

Qualidade
Durante todo o dia, teremos inúmeras ações culturais, sociais e de cuidado. Além de serviços importantes aos moradores, queremos mostrar o que as instituições que formam a rede oferecem para a melhoria da qualidade de vida. Temos na região, por exemplo, cursos gratuitos como o de corte de cabelo e manicure, e é importante que a comunidade tenha conhecimento sobre oportunidades como esta”, destaca o diretor da Emeb, Adauto Douglas Parre.

A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto, destacou a importância do evento e da participação da Secretaria de Cultura. “A secretaria considera muito importante essa demanda da comunidade e sempre apoia esses projetos por meio da Diretoria de Ação Comunitária.” A diretora afirmou que tem intensificado o trabalho no Jardim Tamoio e pretende levar a Comissão Popular de Cultura até o bairro para criar um Núcleo de Cultura.

“O nosso objetivo é levar mais qualidade de vida para os moradores da região por meio dessas atividades”, afirma a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Tamoio, Alda Renata Orsi Machado.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/24/dia-da-cidadania-vai-agitar-a-regiao-do-jardim-tamoio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original