Ópera ‘O Barbeiro de Sevilha’ é destaque no Polytheama
Publicada em 29/04/2015 às 16:50O Teatro Polytheama recebe neste sábado (2) uma atração especial: a ópera “O Barbeiro de Sevilha ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”, da Companhia de Ópera Curta, às 20h, com entrada gratuita. A iniciativa faz parte do Programa de Circulação de Óperas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e desembarca em Jundiaí por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Casa da Ópera.
LEIA TAMBÉM
‘Sinfônica Jovem’ faz apresentação gratuita no Polytheama
Galeria de Arte recebe a exposição ‘Comportamento de Risco’
Com direção de Cleber Papa e Luís Gustavo Petri, o “Barbeiro de Sevilha” é uma ópera curta que mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin, representada pela primeira vez em 1775, na Comédie Française, e da ópera original de Giochino Rossini, que estreou no Teatro Argentina em Roma, em 1816.
Ela conta a história do Conde de Almaviva que se apaixonou por Rosina em Madri, local no qual a viu pela primeira vez no ‘Passeio do Prado’. As primeiras tentativas de aproximação falharam, pois o tutor da jovem – o Doutor Bartolo – ao notar as jogadas do Conde, muda-se com ela para Sevilha, onde se passa a história.
Segundo o diretor cênico Cleber Papa, a ópera tem o propósito de concentrar em 1h30 uma sonora e longa risada, oferecendo personagens recriados sob a ótica do humor multirreferenciado pelo cinema, televisão e pela própria ópera.
Já Luís Gustavo Petri, diretor musical do espetáculo, acrescentou: “Uma das características de nossa série é substituir a execução da redução tradicional para piano por um texto musical retrabalhado para um pequeno grupo de músicos”.
Original
A Companhia de Ópera Curta realiza a criação de espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda visões pouco convencionais do libreto – texto dramatúrgico da ópera – baseado na história original.
Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do ínicio do espetáculo. A entrada é gratuita. Censura: 10 anos. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelos telefones 4586–2472 ou 4522–0770.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
- 
				 31/10/2025 
				
					 ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

