Ópera ‘O Barbeiro de Sevilha’ é destaque no Polytheama

Publicada em 29/04/2015 às 16:50

O Teatro Polytheama recebe neste sábado (2) uma atração especial: a ópera “O Barbeiro de Sevilha ou a História Contada e Cantada da Ópera A Inútil Precaução”, da Companhia de Ópera Curta, às 20h, com entrada gratuita. A iniciativa faz parte do Programa de Circulação de Óperas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e desembarca em Jundiaí por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Casa da Ópera.

LEIA TAMBÉM
‘Sinfônica Jovem’ faz apresentação gratuita no Polytheama
Galeria de Arte recebe a exposição ‘Comportamento de Risco’

Barbeiro de Sevilha é parte de programa difusor da cultura

Barbeiro de Sevilha é parte de programa difusor da cultura


Com direção de Cleber Papa e Luís Gustavo Petri, o “Barbeiro de Sevilha” é uma ópera curta que mantém as características originais da peça de Pierre-Augustin, representada pela primeira vez em 1775, na Comédie Française, e da ópera original de Giochino Rossini, que estreou no Teatro Argentina em Roma, em 1816.

Ela conta a história do Conde de Almaviva que se apaixonou por Rosina em Madri, local no qual a viu pela primeira vez no ‘Passeio do Prado’. As primeiras tentativas de aproximação falharam, pois o tutor da jovem – o Doutor Bartolo – ao notar as jogadas do Conde, muda-se com ela para Sevilha, onde se passa a história.

Segundo o diretor cênico Cleber Papa, a ópera tem o propósito de concentrar em 1h30 uma sonora e longa risada, oferecendo personagens recriados sob a ótica do humor multirreferenciado pelo cinema, televisão e pela própria ópera.

Já Luís Gustavo Petri, diretor musical do espetáculo, acrescentou: “Uma das características de nossa série é substituir a execução da redução tradicional para piano por um texto musical retrabalhado para um pequeno grupo de músicos”.

Original
A Companhia de Ópera Curta realiza a criação de espetáculos baseados em óperas famosas, cujo conteúdo é um texto teatral que aborda visões pouco convencionais do libreto – texto dramatúrgico da ópera – baseado na história original.

Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do ínicio do espetáculo. A entrada é gratuita. Censura: 10 anos. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelos telefones 4586–2472 ou 4522–0770.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/29/opera-o-barbeiro-de-sevilha-e-destaque-no-polytheama/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original