Programa especial recolhe as embalagens de agrotóxicos

Publicada em 29/04/2015 às 17:13

A Prefeitura de Jundiaí promove no dia 18 de maio (segunda-feira) uma nova edição do programa Campo Limpo, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, para o recolhimento anual obrigatório de embalagens de agrotóxicos usadas por produtores rurais.

Aberto a moradores de cidades vizinhas, o trabalho será entre 8h e 14h na sede do Clube Atlético Progressista, na altura do número 7.903 da rodovia Vereador Geraldo Dias, no Corrupira. “O programa oferece comodidade aos produtores, que não precisam se locomover por distâncias mais longas para resolver essa questão”, afirma a diretora de agronegócio Mariana Andretta.

LEIA TAMBÉM
3º Festival Sabores de Jundiaí prepara inovações
Prefeitura de Jundiaí leva produtores rurais para a Agrishow

Artesanato de Jundiaí será atração em feira com 15 países

O recolhimento deve ser feito anualmente pelos produtores rurais que usam o insumo

O recolhimento deve ser feito anualmente pelos produtores rurais que usam o insumo

As embalagens têm de ser separadas por tipo (plástico, flexível, galão, litro e tampas), colocadas em sacos plásticos, que precisam ser identificados com informação sobre a quantidade de embalagens. O produtor rural deve fazer ainda a tríplice lavagem nas embalagens plásticas e que, além disso, não pode haver resíduos de produtos. Todo o material recolhido no programa Campo Limpo será encaminhado para empresa especializada pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp),

O Campo Limpo é também uma ação preventiva, já que manter essas embalagens nas propriedades pode contribuir para a proliferação de diversas doenças. Até por isso, há um procedimento especial para levar as embalagens até o ponto de descarte.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo tem parceria nesse esforço com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Defesa Agropecuária, a Associação Agrícola de Jundiaí, o Sindicato Rural de Jundiaí, a Casa da Agricultura, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jundiaí e Região e outras entidades do setor.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/29/programa-especial-recolhe-as-embalagens-de-agrotoxicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original