Prazo para inscrições destinadas ao Conselho Tutelar é prorrogado

Publicada em 06/05/2015 às 18:17

As inscrições para os interessados em participar do processo unificado de escolha dos membros do Conselho Tutelar, destinado ao quadriênio 2016/2019, foram prorrogadas até a quarta-feira (13). Por conta disso, o cronograma do processo de escolha também sofreu alterações e as novas datas podem ser consultadas na Imprensa Oficial desta quarta-feira (6), na página 20.

“Temos muitas pessoas interessadas em participar do processo seletivo que não tiveram tempo hábil para levantar toda a documentação. Por isso, achamos por bem prorrogar o prazo das inscrições”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore.

LEIA TAMBÉM
Novos membros do Conselho da Criança tomam posse
Bigardi conhece infraestrutura da nova sede da Bem-te-vi
Segunda edição da ‘Roda de Causos’ será realizada no Jardim Tamoio

Os formulários de inscrição, resoluções e editais do processo estão disponíveis no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão a que os conselhos tutelares são vinculados.

Jefferson Torelli elogia criação de novo conselho

Jefferson Torelli elogia criação de novo conselho

“As expectativas são de que as pessoas que forem eleitas sejam preparadas para o desempenho da função, candidatos vocacionados”, afirma o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Jefferson Barbin Torelli.

Segundo ele, a recomendação da lei é que o conselheiro tente solucionar tudo que estiver ao alcance dele. “Em último caso, isso é levado para o Judiciário”, explica.

O juiz também elogiou a iniciativa da criação do terceiro Conselho Tutelar. “A cidade precisava de mais conselheiros, certamente vai dar agilidade e eficácia nos processos”.

Requisitos para se candidatar:

  • reconhecida idoneidade moral;
  • idade igual ou superior a 21 anos
  • residir no município há mais de dois anos;
  • efetivo trabalho e engajamento social na defesa e na proteção à vida de crianças e adolescentes;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • comprovar participação em cursos, seminários ou jornadas de estudo cujo objetivo tenha sido o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • estar em gozo das aptidões física e mental para o exercício da função;
  • não ter sido penalizado por destituição da função de conselheiro tutelar ou outra função pública nos últimos cinco anos.

Os inscritos passarão por prova eliminatória. O conteúdo programático foi divulgado na Imprensa Oficial de 10 de abril (ver páginas 21 e 22), além de avaliação física e psicológica.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/06/prazo-para-inscricoes-destinadas-ao-conselho-tutelar-e-prorrogado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original