Audiência pública do Plano de Segurança chega à região do Retiro

Publicada em 07/05/2015 às 18:30

A nona audiência do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania foi discutida por moradores da região do Retiro, na noite de quarta-feira (7), na Emeb Anna Rita Ludke, Jardim Alvorada.

Moradores, líderes de bairro e autoridades participaram do debate que abrangeu representantes Retiro, Vila Alvorada, Jardim Guanabara, Casa Branca, Gramadão e Residencial Vilas de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Região da Malota marca presença em audiência pública
Datas de audiência de Plano de Segurança têm alteração
Alunos da rede participam do ‘Força no Esporte’ no quartel

Vereador Rafael Purgato na audiência da região do Retiro

Vereador Rafael Purgato na audiência da região do Retiro

Para o ciclista Cristiano Saltorato, morador há mais de 30 anos da Vila Alvorada, a oportunidade é primordial. “É mais um mecanismo que a população tem de poder reivindicar melhorias para os bairros, assim como pensar em sugestões que contribuam para aumentar a segurança da nossa cidade”, disse.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Japy, Dirceu Cardoso, comentou as perspectivas do plano. “A integração entre as forças de segurança é o ponto vital para que tudo dê certo, porque é possível resolver problemas de competência do Estado, mas também do município”, destacou. “Os Consegs participam das audiências porque entendemos ser importante as contribuições, afinal, quem ganha é o município, o Estado e claro, a comunidade.”

O vereador Rafael Purgato comentou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí. “É uma ação ousada de discutir e fazer a gestão, uma vez que a maior responsabilidade de segurança é do Estado”, afirmou. Segundo ele, é louvável a administração ter essa responsabilidade de articular a integração entre as forças policiais e a população.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade.

Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo o coordenador-executivo do GGIM, José Carlos Pires, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí. A próxima audiência será nesta segunda-feira (11), às 19h, na Escola de Governo, localizada na rua Princesa Isabel, 257, Vila Arens.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/07/audiencia-publica-do-plano-de-seguranca-chega-a-regiao-do-retiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original